O Vitória é o vice-líder da Série B do Brasileiro. O Leão estreou fora de casa e venceu o ABC por 3 x 0, dentro do Frasqueirão, em Natal – repetindo o placar do primeiro jogo contra a Ponte Preta. Com um a mais, após expulsão de Felipe Garcia, O Rubro-Negro buscou o jogo e, aos 30 minutos, Gegê fez um golaço de fora da área. Para garantir a vitória, Léo Gamalho guardou dois de pênalti.
O Leão não ganhava o ABC havia oito anos – a última vitória foi em junho de 2015, em partida da Série B, que também terminou em 2 x 0.
O Rubro-Negro entra em campo pela Série B na próxima sexta-feira (28), quando o Londrina, no Barradão, às 19h.
O JOGO
Primeiro tempo
A primeira etapa da partida contou com um ABC melhor no jogo, com mais posse de bola e pressão na saída de bola do Vitória. O Leão incomodou pouco, com Zé Hugo sendo a principal válvula de escape no ataque. Apesar da imposição, o Alvinegro levou prejuízo no fim do primeiro tempo: o atacante Felipe Garcia foi expulso após tomar o segundo amarelo e deixou o Rubro-Negro com vantagem numérica.
Aos dois minutos de jogo, o ABC chegou com perigo na área do Vitória. Numa inversão de jogada, Todinho deu bom passe para Alemão, que cruzou com perigo.
O principal lance do time da casa foi aos 20 minutos, numa bomba de Fábio Lima. O atacante trouxe pra dentro e bateu de fora da área, com defesa do arqueiro Rubro-Negro.
Impondo seu jogo, o ABC puxou contra-ataque pela esquerda aos 34 minutos. A defesa do Vitória deu rebote, mas Felipe Garcia foi travado na hora de finalizar.
Na resposta, aos 37, após um belo passe de Zé Hugo, Osvaldo apareceu como elemento surpresa e cruzou na área para Léo Gamalho. O centroavante girou e chutou, mas foi travado pela defesa.
Segundo tempo
O segundo tempo trouxe um Vitória mais presente no campo do ABC, mas sem muita agressividade nas jogadas até mais da metade da etapa. Se o ABC propunha o jogo no primeiro tempo, na etapa seguinte o Alvinegro veio retrancado, contribuindo para uma maior posse de bola do Vitória.
Gegê entrou bem e, aos oito minutos, já tinha chegado duas vezes na área do ABC. Aos 30 minutos, de pé esquerdo, na entrada da área, o meia carimbou o canto esquerdo de Simão com um golaço.
Aos 35 e aos 47, Léo Gamalho garantiu a vitória do Leão com dois gols de pênalti.
FICHA TÉCNICA
ABC 0 x 3 Vitória
Série B – 2ª rodada
Local: Frasqueirão, em Nata (RN)
Data: 23/04/2023 (domingo)
Horário: 18h
Árbitro: Matheus Delgado Candançan (SP/CD)
Assistentes: Daniel Paulo Ziolli (SP/AB) e Diego Morelli de Azevedo (SP/BAS)
Quarto árbitro: Zandick Gondim Alves Júnior (RN/AB)
VAR: José Cláudio Rocha Filho (SP/ FIFA)
Cartões amarelos: Felipe Garcia (ABC) / Wagner Leonardo (Vitória)
Cartão vermelho: Felipe Garcia (ABC)
ABC: Simão, Alemão (Gedeílson), Afonso, Richardson © e Márcio Azevedo; Wellington Reis, Daniel (Wallace) e Léo Ceará; Júnior Todinho (Welliton), Fábio Lima (Maycon Douglas) e Felipe Garcia. Técnico: Fernando Marchiori
Vitória: Lucas Arcanjo, Zeca ©, Camutanga (João Victor), Wagner Leonardo e Marcelo; Léo Gomes (Gegê), Rodrigo Andrade e Thiago Lopes (Matheusinho); Zé Hugo (Rafinha), Osvaldo e Léo Gamalho. Técnico: Léo Condé.
Por Marina Aragão