O Presidente da Câmara de Vereadores, Gil Soares e o vereador João Cláudio Batista, participaram na manhã desta quarta-feira (02), no auditório da Câmara da formatura de 90 alunos, do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD). A Cerimônia contou com a presença do superintendente da Unigel Roberto Fiamenghi; Coordenador estadual do PROERD, Tenente Coronel Cesar; Comandante da 10ª Companhia Independente da Policia Militar (CIPM), Major Eduardo Almeida, dentre outros e foi marcada por apresentações e premiações.
A cerimônia foi marcada por apresentações feitas por alunos do colégio 14 de agosto. Dança, apresentação musical, entoação do Hino Nacional com flauta doce e por fim apresentação teatral dos alunos do colégio Professor Dásio, formados em 2014 pelo PROERD.
Quatro formandos foram ao plenário para receber os diplomas das mãos dos convidados. O aluno Nadson França, aluno do 5º ano A, recebeu o diploma das mãos do vereador Gil Soares; já a Aluna do 5ºB, Bruna Silva pegou das mãos do Superintendente da Unigel, Roberto Fiamenghi o seu diploma; o Tenente Coronel Cesar deu o Diploma a aluna Maiane Oliveira; Eric de Miranda recebeu o diploma das mãos do Major Eduardo Almeida.
Ao fim do PROERD os alunos fazem uma redação relatando o que aprendeu com o programa e a melhor redação é premiada. A aluna que escreveu a melhor redação, Sterfane Alves, ganhou um tablete. O Juramento da turma ficou por conta do aluno Eric de Miranda.
O Major Eduardo Almeida informou que, este ano de 2015 a região abrangida pela 10ª CIPM (Candeias, Madre de Deus, São Francisco do Conde e São Sebastião do Passé), teve quatro formaturas do PROERD, com total de 800 alunos formados.
PROERD
É um Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência é a versão brasileira do programa D.A.R.E. (Drug Abuse Resitence Education), implantado inicialmente nos Estados Unidos. A iniciativa é considerada pela ONU como um dos maiores programas de prevenção às drogas e a violência do mundo e tem como objetivo prevenir o abuso de drogas e a violência entre crianças.
O programa trabalha em conjunto com os alunos do 5º e 7º anos do ensino fundamental, que se encontram na faixa etária de 09 a 12 anos, através da piramide Polícia Militar, escola e família, oferecendo atividades educacionais em sala de aula, que inserem nas crianças a necessidade de desenvolver as suas potencialidades, ajudando a preparar para o futuro uma geração consciente do exercício de sua cidadania.
Após quatro meses de curso as crianças recebem o certificado PROERD, ocasião que prestam o compromisso de manterem-se afastados e longe das drogas e da violência.
Na Bahia o PROERD chegou em 1998, ganhando força no ano de 2003, sendo intensificado em 2007.
Discussion about this post