Em Sessão Extraordinária com a presença de todos os 17 vereadores foram aprovados o piso nacional dos professores que vale a partir de janeiro e as sessões vão ser realizadas às quartas-feiras.
Em Sessão Extraordinária convocada pelo presidente Valdir Cruz realizada nesta quarta-feira, 7/2, na Câmara Municipal de Candeias, os vereadores e vereadoras aprovaram, por unanimidade, o Projeto de Lei de autoria do Executivo que atualiza o piso do Magistério Municipal Público da Educação Básica que entra em vigor com data retroativa a 1º de janeiro de 2023, assim como muda os dias de sessão na Casa Legislativa.
Em relação ao Projeto do Magistério que segue orientação do Ministério da Educação, que atualiza o piso nacional dos professores da Educação Básica, enviado pelo Poder Executivo, o mesmo foi aprovado por unanimidade pelos 17 edis em dois turnos. O piso para professores com 40h semanais passa a ser de R$ 4.420,55 (quatro mil, quatrocentos e vinte reais e cinquenta e cinco centavos), enquanto para 20h semanais para R$ 2.210,28 (dois mil, duzentos e dez reais e vinte e oito centavos). O reajuste foi de 15% (quinze por cento). O projeto foi aprovado com a dispensa de interstício pelo Plenário.
Data das sessões
Sobre o Projeto que modifica os dias de sessão na Câmara Municipal de Candeias, em segunda votação, ele foi aprovado com 16 votos a favor com abstenção do vereador Sílvio Correia. A partir de fevereiro, início do quinto período Legislativo da 16ª Legislatura em 2023, haverá sessão às quartas-feiras, a partir das 9h.
No mesmo dia, os trabalhos serão para apresentação de projetos, indicações e pedidos de providência e apreciação (votação) dos mesmos.
Participaram da sessão desta terça-feira, os vereadores Alcione Cica, Amiga Ju, Diego Maia, Irmão Valmir, Gil Soares, Ivan do Prateado, Jorge da JM, Pastor Adailton, Sílvio Correia, Kal de Bené, Rita Loira, Robinho, Rosana de Bobó, Ró Salomão, Tânia Batista, Valdir Cruz e Val Enfermeiro.
Homenagem póstumaA pedido do vereador Gil Soares foi prestada homenagem póstuma ao ex-vereador, ex-presidente da Câmara e ex-prefeito interino Antônio Lázaro de Souza, que morreu no último domingo, 5.