Em sessão ordinária realizada na Câmara Municipal de Candeias, a vereadora Amiga Jú (Republicanos), cobrou do prefeito Dr. Pitágoras Ibiapina (PP), o pagamento dos precatórios do FUNDEB aos professores.
60% dos quase mais de R$ 140 milhões que estão na conta da prefeitura desde 2017, são dos professores, entretanto, o prefeito vem brigando judicialmente para não pagar.
“Tanto se fala em defender e melhorar a educação mas muitas vezes essa frase só fica no papel, porque quando se tem o poder de estender as mãos pagando algo que é de Direito dos profissionais da educação, existe uma resistência eu gostaria muito que o ‘Mais que trabalho, amor por você’, da Prefeitura de Candeias se tornasse realidade com o pagamento dos precatórios para os profissionais da educação”, falou Amiga Jú.
O município de Candeias tem o pior IDEB da Região Metropolitana de Salvador e um dos piores do estado, e o Secretário de Educação, Cássio Vinícius Figueiredo Bordoni, brinca de fazer gestão, por sinal, realizou um concurso da pasta e o mesmo passou em primeiro lugar.
Segundo informações, o secretário é contra o pagamento dos precatórios, preferindo gastar os milhões dos precatórios em obras superfaturadas em detrimento a qualificação e valorização do professor.