Com o fim das coligações no último pleito, os partidos políticos tiveram que se organizar, outros fizeram negociatas obscuras com candidatos para bater o coeficiente, parece que foi o caso do vereador reeleito de Candeias, Pastor Adailton Sales (Republicanos), líder religioso e representante da Igreja Universal da cidade.
Preocupado com sua reeleição, Adailton convidou diversos candidatos a vereador para ingressarem no Republicanos, fazendo promessas de cargos — segundo alguns filiados –, caso eles não obtivessem êxito nas eleições.
O pastor e o vereador Valdir Cruz foram reeleitos no Republicanos, e a maioria dos candidatos filiados foram esquecidos pelo pastor que tem uma Secretaria e milhares de cargos na Prefeitura de Candeias.
Em contato com o site Tia Cândia, ex-candidatos revelaram que estão revoltados com a atitude do líder religioso que mentiu para atrair filiados para o partido, onde conseguiu com sucesso bater o coeficiente e garantir sua reeleição. Os ex-candidatos prometem fazer uma desfiliação em massa.
Diversos áudios vem circulando nos grupos de whatsapp dos ex-candidatos criticando o vereador Pastor Adailton Sales.