O sonho de ser uma Miss acompanha boa dos sonhos de infância das meninas. Algumas delas conseguem, seja por sorte, força de vontade ou “vocação natural”, como o mundo da moda classifica. Carli Santos é um exemplo. No último 6 de agosto, a jovem catuense, de 20 anos, venceu 50 candidatas do estado, tornando-se a Miss Bahia 2016 ‘versão original’, reconhecido e certificado pelo Sindicato Pró-Beleza. “Em novembro de 2015, entrei para a agência One Models Salvador e pouco tempo depois surgiu a oportunidade de representar minha cidade, Catu, no Miss Bahia da agência. Com o decorrer do concurso, recebemos o patrocínio do Miss Mister Brasil 2016 e houve a divisão em mais duas categorias: Miss e Mister Bahia 2016 versão Original e Miss e Mister Bahia Pró-Beleza 2016. Fui passando pelas seletivas e venci para representar a Bahia”, explicou.
Com pais fotógrafos, Carli confessa que era um sonho desde pequena. “Sempre quis mesmo. Tirava fotos em tudo que era lugar”, admite aos risos. Quando indagada sobre as obrigações, ela imediatamente observa: “Precisa ser mulher, honesta e, principalmente, honrar a faixa. Não posso ‘sujar’ minha imagem e nem ir a festas, como todas as jovens da minha idade”. Apesar da empolgação pelo recente título, a Miss mostra-se tranquila quanto às críticas que pode receber: “Na verdade, já estou ouvindo. Tento tratar com educação e naturalidade mesmo”. Para partir para etapa nacional, Carli terá 4 meses de preparação, pois o evento decisivo acontece no dia 10 de dezembro, em São Paulo. “A dedicação é tamanha, mas vou dar o meu melhor e se tudo funcionar bem, trarei esse título para Bahia”.
Atualmente, existem dois concursos anuais de beleza. O primeiro é realizado desde 1932 e é o que a Carli saiu vencedora: o Miss e Mister Versão Original e Oficial, organizado e certificado pelo Sindicato Pró-Beleza e que busca profissionalizar o modelo como agente cultural, dando credibilidade e assistência jurídica reconhecida pela lei. E o segundo é o Miss Brasil que visa eleger uma representante nacional da beleza da mulher brasileira. A vencedora de cada edição representa o país no Miss Universo. Esse é de propriedade da empresa de televendas Polishop e televisionado pela Band. A atual representante da Bahia é a Victoria Esteves, que entrou no lugar Juliana Oliveira após descobrir estar grávida.
por Júnior Moreira
Discussion about this post