O renomado médico e professor Doutor José Tavares Neto — livre-docente em doenças infecciosas e parasitárias pela FMB-UFBA, com pós-doutorado na área da saúde –, esteve em Porto Seguro, visitando a Secretária de Saúde, Dr. Raissa Soares, com a missão de entregar pessoalmente um manifesto com abaixo-assinado em defesa do tratamento precoce e da autonomia médica.
O documento, assinado até o momento por 651 médicos do Estado da Bahia, considera os estudos científicos observacionais e clínicos disponíveis, além da experiência clínica em âmbito pessoal da comunidade dos profissionais médicos que estão a prescrever e a orientar as diversas modalidades de tratamento inicial, precoce ou imediato para a virose Covid19. O abaixo-assinado ressalta também a defesa intransigente da autonomia médica e dos pacientes para que, livremente, deliberem em conjunto sobre as atuais propostas terapêuticas contra o coronavírus.
O mesmo manifesto defende as boas práticas médicas na Bahia e no Brasil e do trabalho em prol da saúde dos pacientes e da população em geral. Doutor Tavares Neto também solicitou a Dra Raissa Soares — que desde o início da pandemia tem divulgado e orientado pacientes e profissionais médicos a utilizarem do tratamento precoce e da profilaxia para combater na fase inicial o Covid19 –, a responsabilidade de ser a divulgadora desse manifesto médico em prol da vida. Sendo assim, cada dia mais fica comprovado a eficácia do Tratamento Precoce, que vem sendo adotado por mais profissionais da área de saúde que visualizaram o quão eficaz tem sido a utilização terapêutica do tratamento fielmente defendido pela atual secretária de saúde de Porto Seguro. Com informações de Vinícius Brandão.