A Unilab (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira) apresenta novidades sobre a implantação de cursos de Medicina no Campus das Auroras, em Redenção – Ceará, e no Campus dos Malês, em São Francisco do Conde – Bahia. O Ministério da Educação (MEC), por intermédio da portaria nº 805/2015, redistribuiu para a Unilab 20 códigos de vagas para o cargo de professor do magistério superior, no processo de implantação dos cursos de Medicina.
Essas são as primeiras de um total de 120 vagas que a universidade receberá para incluir Medicina entre seus cursos de graduação. Na 30ª Sessão Ordinária do Conselho Universitário (Consuni), ocorrida na última quinta-feira (27), o Instituto de Ciências de Saúde (ICS) foi autorizado a realizar os primeiros concursos. Segundo a pró-reitora de Graduação, professora Andrea Linard, a previsão é que o ICS publique em setembro os primeiros editais para a contratação de professores.
A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) iniciou, juntamente com as comissões de implantação no Ceará e na Bahia, a Coordenação de Políticas de Acesso e Seleção de Estudantes e o ICS, as ações de planejamento do processo seletivo para ingresso de alunos nos cursos. As comissões estão há mais de um ano trabalhando para esse projeto ser concretizado.
A liberação dos códigos de vaga está vinculada às ações do Governo Federal de fortalecimento do processo de interiorização das universidades federais, expansão das Escolas Médicas, melhoria da formação médica e consolidação do Programa “Mais Médicos”. No total, o MEC liberou 880 vagas para as universidades federais que abriram novas vagas nos cursos de Medicina ou criaram faculdades nas áreas.
Discussion about this post