Partido da Renovação Democrática. Esse é o nome do novo partido surgido da fusão entre o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e o Patriota. A fusão foi aprovada na manhã desta quinta-feira (9), em sessão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A criação do novo partido foi decidida a partir de voto favorável da relatora da ação, ministra Carmen Lucia. No julgamento, a ministra rejeitou liminares impetradas por ex-presidentes de diretórios estaduais do PTB, insatisfeitos com a decisão da sigla de realizar a fusão com o Patriota.
Segundo argumentou Carmen Lucia, os dois partidos cumpriram todas as exigências para a formação da nova sigla. Inicialmente, PTB e Patriota haviam decidido que o partido resultante da fusão se chamaria Mais Brasil. Entretanto, durante o processo, o nome foi trocado para Partido da Renovação Democrática.
O novo partido surge com uma bancada de cinco deputados federais e mais de 1,3 milhão de filiados. O presidente do Partido da Renovação Democrática será o atual comandante do Patriota, Ovasco Altimari.
O ex-presidente do PTB, Roberto Jefferson, que atualmente se encontra preso, não fará parte do novo partido.