Mais de dois mil de trabalhadores da Ford realizam uma manifestação na manhã desta terça-feira, 20, em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).
Eles participam de uma caminhada entre a sede da empresa, no Polo Petroquímico, e a Cidade do Saber, acompanhados por um carro de som, e protestam contra as possíveis demissões da Ford. Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), os manifestantes passam pela Via Parafuso e seguem em direção à BA-093. O trânsito no local não foi não bloqueado pelos trabalhadores, mas a passeata o deixou lento por conta do horário que é de grande fluxo de veículos.
A empresa já havia anunciado férias coletivas e a suspensão das atividades para adequar a produção à demanda do mercado. Agora, o suposto vazamento de uma lista de demissões deixou os trabalhadores preocupados.
Segundo o presidente do Sindicato dos metalúrgicos de Camaçari, Júlio Bonfim, mais de 1.400 funcionários – tanto da própria empresa quanto das áreas de autopeças e logística – correm o risco de perderem seus empregos.
“Estamos realizando um ato de mobilização e prevenção contra as demissões, paralisando o Complexo Ford por 24 horas em protesto. Vamos fazer um grande ato de assembleia na Cidade do Saber, onde estarão o governador Rui Costa e o presidente da Ford, para mostrar que não aceitamos a posição da empresa em relação aos trabalhadores de Camaçari e da Bahia”, afirmou.
Por conta da manifestação, o trânsito segue travado na BA-023, já que os trabalhadores estão fechando toda a pista.
Por Thais Seixas.
Discussion about this post