Pela primeira vez na história política de Candeias, faltando pouco mais de um ano e meio para o próximo pleito, é uma incógnita quem de fato vai disputar o cargo executivo municipal.
O prefeito Dr. Pitágoras (PP), goza de popularidade, e o seu futuro sucessor deve sair do secretariado ou da Câmara, após a vice-prefeita do PT, Marivalda da Silva ser limada pela primeira-dama Soraia Cabral.
Há uma insatisfação enorme por parte dos vereadores, caso o nome saia do secretariado, isso porque quase todos não têm expressão política, contudo, pode ocorrer uma debandada, e hoje o único nome com força para derrotar o candidato de Pitágoras, se chama Tonha Magalhães.
Marivalda, o vereador Silvio Correia, o ex-prefeito Sargento Francisco e o ex-vereador Jarinho lançaram seus nomes, entretanto, nenhum desses conseguem fazer com que Tonha recue, até porque, a ex-prefeita lidera as pesquisas e sabe que se tiver um grupo forte por trás, volta ao poder.
A realidade é que o prefeito Dr. Pitágoras tem a faca e o queijo na mão para decidir antecipadamente a eleição, mas brinca de fazer política subestimando os adversários, principalmente os vereadores.
O secretariado de Pitágoras é pífio, visto como o pior da história, mas mesmo assim o gestor insiste em não fazer reforma administrativa, mantendo nos cargos de primeiro escalão secretários envolvidos em irregularidades e escândalos, como por exemplo, o Secretário de Educação, Cássio Vinicius Figueiredo Bordoni, que passou em primeiro lugar no concurso realizado pela própria pasta e que vem destruindo a educação do município. O IDEB de Candeias é um dos piores do estado.
Segundo informações de funcionários que pediram anonimato, tem secretário que transformou a pasta em X-Videos – site porno. Outro criando um patrimônio que chamou atenção dos vereadores que já preparam um dossiê. Não se pode esquecer dos outros que assinam fraudes em licitações.
Enfim, no atual momento, a política de Candeias se resume entre a máquina e os Magalhães.