O site Tia Cândia entrevistou com exclusividade o vereador e pré-candidato a prefeito de Madre de Deus, Adailton do Suape (PMDB). Confira:
Luís Peixoto: Vereador, Boa tarde! Há alguns meses o senhor abandonou o governo Jeferson Andrade e resolveu lançar sua pré-candidatura. Que motivo o levou para abandonar essa gestão?
Adailton do Suape: Boa tarde, Luis! Boa tarde a todos admiradores do site Tia Cândia. Umas das coisas que fez com que eu rompesse com o prefeito e com a base foi justamente não comungar com o comportamento dele, ser ausente no município, uma pessoa que mudou completamente seu jeito de ser, entendeu? Ele se elitizou muito, se distanciou das pessoas que foram mais parceiros dele, já não vinha dando atenção não só a mim como vereador de base como outros vereadores, e vereadores esses que já se queixaram em sessão de levarem 7hs para serem atendidos, dele não atender uma ligação telefônica, dele não retornar uma mensagem, dele não ter um tipo de atenção aos vereadores da base, então não tinha porque a gente prosseguir. Cansei de sonhar os sonhos dos outros e decidir sonhar meus próprios sonhos.
LP: Durante esse período na oposição que deve ter entorno de seis meses, o senhor já chegou a visitar o Tribunal de Contas para fiscalizar o gestor, em relativo até as questões que estamos denunciando dos contratos?
AS: Luis é com o próprio Soró falou na sessão passada, hoje do jeito que está informatizado não precisa nem ir no TCM, e o que a gente tem de informação, a gente nem precisar nem ir no TCM, inclusive eu tenho vários e vários materiais que vou fazer denuncias, já protocolei alguns documentos, inclusive aonde estou de olho na TEL que é um golpe. É um golpe. Eu quero que todos os funcionários, inclusive que sejam recrutados pela TEL, observem qual a fonte pagadora, porque vou cobrar do banco, porque quero saber se está sendo recolhido INSS e FGTS, o que está por trás de tudo isso. Se o prefeito entrou com tudo, dando 15 anos de isenção de ISS, se doou um terreno, uma série de coisa, porque o prefeito licitou todo o interior do Centro Cultural, fazendo as gabines para funcionar a TEL, porque isso, quem ta dando tudo a prefeitura, o que está por trás disso?
LP: O senhor conhece o nosso trabalho que estamos fazendo durante dois anos, investigando diversos contratos, dentre eles, tem dois contratos suspeitos, no valor de R$ 1 milhão cada um. Um contrato para reforma de prédio públicos, outro para construção de 5 praças. A empresa que ganhou a licitação é localizada no seu reduto eleitoral, no Suape: Madre Mais Empreendimento. O senhor tem conhecimento desta empresa?
AS: Conheço! Ela é situada na Rua Enedina Amorim, no Suape de Cima.
LP: O senhor não acha suspeito, em tempos de crise o prefeito gastar R$ 1 milhão com reforma de prédios públicos?
AS: Em absoluto! Outra coisa, é o mesmo dono do contrato para reformar de prédios públicos e cinco praças.
LP: Vereador, como estamos numa pré-candidatura não é o momento de falar de projeto, ninguém quer falar de projetos, como o senhor mesmo em entrevista disse que se for dizer, todo mundo quer roubar seu projeto, é um momento de construir alianças, e qual principal objetivo que o senhor tem nessa construção, se está conseguindo agregar alianças até para futuramente construir um projeto político para Madre de Deus?
AS: Como você mesmo falou, estamos numa pré-candidatura e temos que ter muito cuidado para não cometer as falhas que demonstram muita incompetência que demonstrou o prefeito colocando o melhor prefeito do Brasil em uma grande enrascada, o prefeito ACM Neto. Nós queremos nos juntar para tomar nossa Madre de Deus. Fazer de Madre de Deus a cidade do nosso povo. Eu sou uma pessoa que tenho quatro mandatos de vereador, tenho um que foi a eleição suplementar de vice-prefeito, nunca perdi na minha essência. Eu sou o único pré candidato que moro em Madre de Deus, sei na minha essência, que eu nunca mudei como pessoa, como cidadão, conheço a problemática do nosso município, eu conheço cada viera da nossa cidade, eu conheço cada cidadão, cada história, cada canto daquela nossa cidade. Eu quero fazer com que Madre de Deus volte a sorrir de novo. Nós temos vários projetos que, com fé em Deus você vai ter conhecimento também.
LP: Adailton, você pertenceu ao grupo de Carmen durante muitos anos, hoje, até o momento Carmem não tem uma definição concreta em quem vai apoiar, mas faz parte da gestão e possui diversos cargos. Circulou um áudio nas redes sociais, que é do seu conhecimento dizendo que ela estaria com o senhor. Hoje, ela está com Jeferson ou Adailton do Suape?
AS: Luis, a política ela é feita de conquistas, hoje a ex-prefeita Eranita de Brito está com a gente. Eu tenho buscado seu Edmundo e vou trabalhar pela vinda da professora Carmen. Estou trabalhando e muito. Certo. Enquanto muitos se distanciam da professora, eu me aproximo. A política é feita assim com respeito. Agora vou lhe dizer uma coisa a você: por que saiu esse áudio? Porque numa manhã, numa inauguração, eles citaram que Carmen estavam com eles. Ora, levaram tanto tempo, abandaram, esqueceram Carmen, e depois Carmem se tornou tão importante, agora que entenderam que estão complicados e a rejeição do prefeito é muito grande e agora precisam de Carmen? Carmen agora serve para alguma coisa. Entendeu? Tenho buscado, e não quero ser muito ousado, mas quero muito ter em meu palanque Carmen, Nita e Edmundo.
LP: Vereador, o senhor faz parte de um partido [PMDB] que já é praticamente da base do Democratas nacionalmente. Quando Nita foi para o DEM, Dailton Filho saiu do PMDB, já suspeitando que poderia sofrer um golpe. O Senhor sabe que a maioria dos empresários hoje que estão no governo Jeferson são ligados ao pessoal do DEM e PMDB. O senhor não se sente ameaçado, se lá na frente o partido tirar a sua legenda? O Senhor tem garantia de ser candidato pelo PMDB?
AS: Eu não acredito nisso, mesmo porque confio e agradeço muito a confiança de Geddel e Lúcio, e nós iremos com a candidatura até o final. E uma coisa Luis, que quero deixar bem uma interrogação bem grande… Quando eles tomaram o partido de Eranita de Brito, que já estava comigo da noite pro dia para entregar o prefeito que tinha uma rejeição tão grande, eles me consultaram? Eles consultaram a base do PMDB? O PMDB não quer ganhar alguns municípios também não? Será que ACM Neto irá apostar tanto numa candidatura que irá se desgastar e desgastar a imagem dele de um prefeito quem sem dúvida nenhuma é avaliado com o melhor prefeito do Brasil? Trocaria de município, ou cederia sendo que eu estou na frente do prefeito?
LP: Mas se acontecer isso, o senhor tem um plano B?
AS: Isso não vai acontecer porque eu confio no meu partido.
LP: Vereador, se chegar na reta final, e haver uma polarização de duas candidaturas, Dailton Filho e o prefeito Jeferson Andrade. O Senhor recuaria ou iria até o final mesmo sabendo que irá perder?
AS: Primeiro que eu não vou perder, eu vou ganhar. Segundo, eu vou até o final com duas candidaturas, com três, seja lá qual for, mas entre as duas, a minha vai estar.
LP: Agradecemos o senhor pela entrevista e fique a vontade para fazer as considerações finais.
AS: Luis, primeiro queria independente de qualquer coisa, muitas às vezes as pessoas partem para criticas sem conhecer as pessoas, entendeu? Eu quero te agradecer pela oportunidade que vocês estão me dando, vou estar sempre a sua disposição, não me escondo. Certo. Tenho trabalhado muito e muito, incansável. Tenho um grupo a minha volta trabalhando muito. E tenho certeza que Madre de Deus será resgatada. O povo de Madre de Deus quer mudança. Muito obrigado!
Discussion about this post