A população soteropolitana já pode buscar serviços públicos municipais das mais diversas áreas em um único ambiente virtual e sem precisar sair de casa. A Prefeitura lançou a plataforma Salvador Digital, um sistema integrado que reúne bases de dados de todos os órgãos da gestão, promovendo mais eficiência e acessibilidade. A iniciativa foi apresentada pelo prefeito Bruno Reis e pelo secretário de Inovação e Tecnologia (Semit), Samuel Araújo, nesta segunda-feira (30), durante evento no Porto Salvador, no Comércio.
Durante a apresentação da plataforma, a Prefeitura também lançou o serviço de WhatsApp para ampliar o atendimento à população. Ambas as iniciativas integram o Plano Diretor de Tecnologia e Inovação (PDTI). O prefeito Bruno Reis ressaltou que a Prefeitura passa agora a ter um único portal de acesso, que contempla desde serviços de saúde até ações de manutenção da cidade. Neste momento, já estão sendo disponibilizados 65 serviços municipais.
“Uma plataforma como esta aproxima a Prefeitura ainda mais do cidadão, pois dá a ele acesso muito fácil a todos estes serviços. Buscamos dar respostas muito mais rápidas às suas demandas e agora, sem burocracia e sem a necessidade de ser de forma presencial, o cidadão pode acionar a Prefeitura usando o artifício da tecnologia para ser melhor atendido”, declarou Bruno Reis.
Com as novidades será possível, por exemplo, identificar as principais demandas e quais produtos são mais consumidos pelo cidadão. “Com isso, vamos saber o que oferecer numa proporção maior e com qualidade ainda melhor. A ferramenta nos possibilita também elaborar políticas públicas ainda mais eficientes”, lembrou o chefe do Executivo.
Acesso – A nova ferramenta pode ser acessada gratuitamente pelo link salvadordigital.salvador.ba.gov.br através de qualquer smartphone, computador ou tablet. O cidadão deve possuir cadastro no GOV.BR, portal federal de unificação de canais digitais, para conseguir realizar consultas e agendamentos referentes à gama de serviços ofertados pelo Executivo municipal da capital baiana.
A Salvador Digital foi projetada para ter uma interface amigável e intuitiva. Neste primeiro momento, a ferramenta servirá como um hub de serviço voltado para o cidadão e, nas próximas etapas, os servidores municipais também serão contemplados com a tecnologia. Isso porque os funcionários da administração poderão consultar informações laborais, como planos de saúde e odontológico, contracheque on-line e informe de rendimentos.
Hoje, a ferramenta oferta serviços dos órgãos municipais de forma direta ou indiretamente, redirecionando o usuário aos respectivos portais de atendimento. Deste modo, já é possível encontrar demandas da área de Saúde, como por exemplo, emissão de cartões de vacina e do SUS, conferência de resultado de exames laboratoriais, entre outras solicitações.
Além do portal, o cidadão pode acessar os serviços e fazer críticas e sugestões também de forma prática e rápida através do WhatsApp, através do número (71) 98791-3420. A Prefeitura firmou ainda um acordo com a empresa Fortinet, que vai garantir proteção cibernética, o que significa mais segurança a todos os sistemas da Prefeitura, prevenindo-a contra ataques e deixando o ambiente mais seguro.
Para o prefeito, as soluções demonstram o trabalho realizado pela Prefeitura para tornar Salvador uma cidade inovadora. “Já somos a capital mais inteligente do Nordeste e todos os investimentos que fizemos, como distribuição de tablets para alunos da rede municipal, a infovia que estamos viabilizando, Wi-Fi gratuito para 800 prédios públicos, além de praças e pontos turísticos, tem contribuído para inserir a população no ambiente digital”, avaliou.
Serviços – Na seção de Finanças e Tributos, dá para emitir segunda via de IPTU e outros impostos municipais, enquanto que na categoria Social há informações e solicitações de benefícios e programas de transferência de renda. A lista de categorias tem ainda Trânsito e Transporte, Turismo e Cultura, Ordem Pública, Animal, Defesa Civil, Mulher, Administração e Gestão, Educação, Esporte e Lazer, Defesa do Consumidor, Infância e Juventude, Urbanismo e Habitação, Segurança Urbana, Cidadania e Diversidade, Infraestrutura e Manutenção Urbana, Empreendedorismo, Emprego e Renda, Saneamento, Meio Ambiente e Sustentabilidade.
A ferramenta ainda apresenta outras funcionalidades informativas como localização de aplicativos úteis, consulta ao Diário Oficial do Município (DOM), Portal da Transparência, Legislação Municipal vigente, assim como estrutura organizacional da Prefeitura. Dispõe também de sistema de Ouvidoria e apresenta uma área exclusiva para usuário, na qual é possível personificar, favoritar serviço e acompanhar as solicitações realizadas na aplicação.
A plataforma oferece acessibilidade com Libras, conteúdo audiodescritivo e até atendimento por videochamada. “Hoje entregamos uma plataforma que vai revolucionar o acesso aos serviços municipais. Estamos há dez meses trabalhando na customização dela para a realidade de Salvador, onde terá funcionalidades novas que deixará a prefeitura proativa junto ao cidadão, trazendo um canal único de serviços do município, que será a porta de entrada para os serviços municipais”, informou Samuel Araújo.