Com as recentes vitórias de Luiz Inácio Lula da Silva na Justiça, os apoiadores do ex-presidente da República passaram a divulgar nas redes sociais que o petista foi “inocentado”, embora algumas ações ainda não tenham o mérito julgado. De acordo com juristas ouvidos pelo Estadão, das 20 ações enfrentadas por ele, em apenas três houve a absolvição.
Outros 16 casos foram interrompidos por questões processuais ou devido a fatores que levaram ao arquivamento das ações. Lula ainda responde a uma ação criminal que apura tráfico de influência na compra de caças suecos.
Ainda de acordo com o jornal, dos 19 casos em que a defesa do ex-presidente alega inocência do cliente nas redes, dois são referentes a trancamentos de investigações; quatro são denúncias rejeitadas; outros quatro são decisões anuladas; e dois são arquivamentos. Além disso, um é prescrição (impossibilidade de punir por causa da idade) e outro reconhecimento de legalidade. A maioria foi por ausência de provas. Com informações do Estadão.