No dia 7 de junho de 2023, o prefeito de Candeias, Dr. Pitágoras Ibiapina, após uma decisão judicial recomendando a ele sentar com o sindicato e programar o pagamento dos precatórios, anunciou que iria pagar alegando agora ter embasamento jurídico, entretanto, de lá pra cá, o gestor não tocou mais no assunto.
O Sindicato dos Servidores do Município de Candeias (SISEMC), realizou na sexta-feira (18), na Câmara Municipal de Candeias, uma Assembleia Geral para discutir sobre o pagamento dos precatórios do FUNDEB e o andamento do processo.
“O SISEMC está na luta e fazendo todo o esforço possível para a Prefeitura realizar o pagamento dos precatórios do FUNDEB, que é um direito adquirido dos professores”, afirmou Juscelino Santos, presidente do SISEMC.
Está marcado para a próxima segunda-feira, 21, uma reunião entre o SISEMC, ASPECAN, Comissão dos Precatórios e representantes da Prefeitura para discutir o pagamento.
Segundo informações, o prefeito Dr. Pitágoras não quer pagar os 60% + os juros que os profissionais da educação têm direito.
Milhões dos precatórios vêm sendo torrados em contratos superfaturados, como kit-chuva, livros didáticos, tablets, reforma de escolas e etc.
O dinheiro dos precatórios entrou na conta prefeitura de Candeias em 2017, e o prefeito entrou na justiça para na pagar.
No início do ano passado, o então presidente Jair Bolsonaro, sancionou uma Lei determinando que todos os profissionais da educação têm direito a 60% dos precatórios.