O primeiro dia do mês de dezembro foi atípico para os profissionais e alunos da rede municipal que utilizam os atendimentos do Programa de Atenção e Acompanhamento Pedagógico e Psicossocial a Alunos e Professores – PROAP, pois eles receberam a visita do prefeito de São Francisco do Conde, Evandro Almeida, que esteve no local acompanhado do vereador Eliezer de Santana, que era o secretário da Educação no ano de criação do PROAP, em 2010; e os secretários Marivaldo do Amaral (Fazenda e Orçamento) e Ana Christina Oliveira (Educação).
A visita teve o objetivo de conhecer as instalações e todos os serviços que são oferecidos pela equipe multidisciplinar, que inclui: neuropediatra, psicólogo, fonoaudióloga, terapeuta ocupacional, enfermeira, entre outros profissionais, e atende a cerca de 400 crianças. Mais de 1.000 alunos da rede já passaram pelo programa desde a sua criação. No espaço, pais e alunos recebem orientações, acompanhamento, consultas e desenvolvem habilidades e competências para um melhor aprendizado.
O vereador Eliezer de Santana falou sobre o diferencial do serviço do PROP. “A preocupação do PROAP é com o singular e é essa a beleza do trabalho. Cada indivíduo é único, ao contrário da sala de aula onde se trabalha o coletivo, aqui cada estudante é estimulado a desenvolver suas competências com base em seus próprios limites”, explicou. O vereador ainda salientou que “custear um tratamento como esse é muito caro e difícil para os pais que têm crianças com problemas de aprendizado. Aqui, o município dá ao educando acesso a uma médica neuropediatra, uma profissional que não é de fácil acesso, e o, principal, o PROAP condensa os atendimentos em um mesmo espaço, o que facilita a vida do aluno e dos pais”, completou.
O prefeito Evandro Almeida ficou emocionado com o trabalho da equipe. “Estão todos de parabéns. A equipe é maravilhosa e eu estou encantado com o que vi hoje. Durante a visita, eles fizeram um pleito para uma sede própria e para o próximo ano eu vou pedir um projeto e ver todos os custos para que possamos melhorar esse trabalho, que é uma referência para todo o país”, declarou o gestor.
Para a diretora do PROAP, Marly Costa, o trabalho “é um referência para a Bahia e o Brasil, pois não há serviços com uma equipe tão bem estruturada oferendo esse atendimento para os alunos. As famílias que têm crianças com problemas de aprendizagem ou quaisquer outros problemas precisam aceitar e procurar ajudar. Esse é o nosso trabalho. Através do relatório das escolas nos encaminhando os alunos, nós começamos a atuar e ajudar esses pais e crianças. Temos diversos relatos de sucesso no PROAP”.
O PROAP funciona na Rua Getúlio Vargas (próximo a Escola Monteiro Lobato). Mais informações através do telefone: 71 3651-1860.
Discussion about this post