No dia 17 de novembro, o portal TIA CÂNDIA e diversos veículos de comunicação, divulgaram que o chefe do tráfico de São Francisco do Conde que está foragido da justiça, Rian Portugal Paiva, primo da chefe de gabinete e braço direito do prefeito Antônio Calmon (PP), Grace Tanferi, está na folha da prefeitura.
O prefeito Antônio Calmon ao tomar conhecimento do fato, não tomou nenhuma medida e, segundo uma fonte do portal, o gestor disse que não vai exonerar o traficante subestimando as autoridades baianas, principalmente a Secretaria de Segurança Pública na Bahia (SSP-BA), sob o comando do Secretário Marcelo Werner, que vem fazendo um belo trabalho ostensivo no combate ao crime organizado na Bahia.
Em consulta ao Diário Oficial do Município, até a última sexta-feira (24), não constava a exoneração de Rian Portugal Paiva.
De acordo com alguns aliados do prefeito, que pediram anonimato temendo represálias, Calmon não escuta mais ninguém, apenas a chefe de gabinete que só vem lhe trazendo problemas prejudicando sua reeleição.
Ainda de acordo com a fonte, o prefeito acredita na impunidade, e já calou a grande parte da mídia baiana que se omitiu de noticiar esse escândalo, um chefe de tráfico funcionário fantasma de uma prefeitura.
O município de São Francisco do Conde tem uma das maiores rendas per capita do país, entretanto, com uma baixa qualidade de vida oriunda de uma corrupção institucionalizada há décadas na gestão pública.
A cidade do ouro negro, como ficou conhecida, pelos milhões que recebem dos royates do petróleo, já foi notícia do Fantástico (veja aqui). E não vai demorar mais uma vez aparecer nas telinhas da Globo.
São Francisco do Conde vira notícia no Fantástico da Rede Globo