A Polícia Civil da Bahia, por intermédio da 12ª DT-Itapuã, pertencente ao DEPOM, prendeu no final da manhã desta segunda-feira (12), Diego dos Santos, vulgo “DK”, em cumprimento a mandado de prisão preventiva pelo crime de incêndio qualificado (a transporte coletivo – Art 250, § 1º, II, C, do Código Penal).
Trata-se de investigação presidida pelo Delegado titular da 12ª DT-Itapuã, Vitor Eça, que visou a apurar as circunstâncias e autoria do incêndio criminoso ao ônibus da empresa OT TRANS , prefixo 21024 linha 13861 ESTAÇÃO PIRAJA x ESTAÇÃO MUSSURUNGA incendiado no final linha de São Cristóvão no dia 27/04/2024.
O Inquérito policial foi instaurado, devidamente instruído com provas robustas e encaminhado ao Poder Judiciário com indiciamento do suspeito e representação por sua prisão preventiva, sendo deferido o pedido pelo Juízo da 7ª Vara Criminal de Salvador.
Segundo o quanto apurado nos autos, o incêndio ao coletivo foi determinado pelo falecido traficante Emesson Melo dos Santos, vulgo “DER”, um dos nomes fortes do BDM na região de São Cristóvão e arredores, como represália à morte dos indivíduos conhecidos como “Paulista” e “Vine”, parceiros do crime, em troca de tiros com a polícia militar, alguns dias antes.
Ressalte-se que EMESSON MELO DOS SANTOS, vulgo DER, morreu no dia 07/06/2024, em confronto com equipes da PATAMO-PMBA
Após a conclusão do Inquérito Policial e deferimento do mandado de prisão, a equipe de SI passou a diligenciar em busca do paradeiro do suspeito ora citado, o qual foi localizado na data de hoje, sendo devidamente preso e apresentado à Autoridade Policial.
Esta foi uma das investigações mais importantes e exitosas da 12ª DT neste ano de 2024, corroborando para o aumento exponencial de prisões do Departamento de Polícia Metropolitana-DEPOM.