Levantamento realizado pelo instituto Futura Inteligência, contratado pelo Banco Modal, mostra pela primeira vez Jair Bolsonaro (PL) na liderança da disputa presidencial em nível nacional.
De acordo com a pesquisa, o presidente da República cravou, entre os dias 24 e 25 de agosto, 40,1% das intenções de voto contra 36,9% de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no primeiro turno.
Ainda conforme a sondagem, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro, pontuando 10,1%, enquanto a senadora Simone Tebet (MDB), com 2,2%. Os demais candidatos têm menos de 0,5% dos votos.
A sondagem foi realizada com 2 mil pessoas, em todas as regiões do país, por meio da técnica CATI (entrevista telefônica assistida por computador). A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
A pesquisa não levou em consideração as propagandas em rádio e TV já difundidas em cadeia nacional, além de também não considerar e o impacto do debate eleitoral da TV Bandeirantes.
O levantamento está registrado junto ao TSE pelo número BR-07568/2022.
Por Raul Holderf Nascimento