A passagem de ônibus de Salvador vai sofrer um reajuste de 6%, passando a custar R$ 5,20 a partir da segunda-feira (13). O valor é válido para os anos de 2023 e 2024, informou o prefeito Bruno Reis em coletiva nesta sexta-feira (10). O valor da passagem estava em R$ 4,90.
A prefeitura irá bancar uma parte dos custos do sistema. Um projeto que autoriza a concessão de um subsídio de R$205 milhões para o setor de transportes foi enviado para a aprovação da Câmara Municipal. Do valor, R$ 190 milhões será para o sistema convencional e R$ 15 milhões pro sistema complementar. Este será o primeiro subsídio regular ao transporte público da história da capital baiana, de acordo com a gestão.
Segundo Bruno Reis, o reajuste de 6% equivale a 3% de 2023 e 3% de 2024. “Se a gente dividir por dois anos, é o menor reajuste de todos os tempos”, afirmou o Prefeito. O novo reajuste está programado para acontecer apenas em 2025.
Ele informou também que a prefeitura vai comprar 375 novos ônibus para a frota, ainda neste semestre, e os empresários vão comprar outros 188, com previsão de chegada para 2024. Destes, 75 serão elétricos. Cem terão ar-condicionado. Uma solicitação de empréstimo para compra desses veículos já foi enviada também para a Câmara dos Vereadores.
“A tarifa técnica de 2023 é de R$5,50. A prefeitura vai pagar a diferença do início do ano para cá, que é de 60 centavos, já que a passagem estava em R$4,90. A partir de segunda-feira, com a passagem a R$5,20, vamos pagar a diferença até o final do ano, que é de 30 centavos. Em 1º de janeiro, quando a tarifa técnica virar R$5,78, a prefeitura assume 58 centavos e o preço para a população permanece em R$5,20 durante todo o ano de 2024”, explicou Bruno Reis.
Ele também falou das contrapartidas pelo subsídio. “Na negociação da reforma tarifária prevê que tenha como contrapartida a aquisição de frota e que sejam honrados todos os compromissos salariais, desde o pagamento do 13º como dos salários de todos os rodoviários, então é uma exigência para que receba o benefício do subsídio. Então as empresas têm que pagar no próximo dia 20 a primeira parcela do 13º e tem que no final do mês pagar os salários e esse subsídio que vai permitir que elas possam honrar seus compromissos”, disse.
Bruno citou outras cidades do país que também subsidiam suas tarifas, como São Paulo, Rio, Belo Horizonte e Fortaleza, e falou da importância de evitar repassar todos os custos para o passageiro.
Ele disse que a crise no transporte público é uma realidade em todo país. “Quando estive semana passada em Brasília, tive a confirmação de que não há previsão de subsídio federal, o que é praticado em todos os governos do mundo. Esperávamos que haveria um conjunto de incentivos fiscais, o que não vai ocorrer, pelo contrário, aqui na Bahia temos o ICMS mais caro do Brasil e isso impacta no preço dos ônibus, das peças, dos pneus, do combustível. O máximo que o Governo Federal vai ter é financiamento para aquisição de ônibus”, destacou.
“Eu tenho esperança e convicção que a câmara irá aprovar o pedido de empréstimo. Esse projeto do subsídio foi encaminhado hoje, junto com o pedido de empréstimo e é mais um pedido que o Prefeito faz à Câmara Municipal para o transporte público e para oferecer um serviço público com a qualidade melhor para população”, disse Bruno Reis.