O caso dos mais de 300 gatos, que vivem abandonados em uma espécie de colônia no bairro de Piatã, em Salvador, deve ganhar um novo desfecho até a próxima semana. Segundo a titular da Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (SECIS), Marcelle Moraes, a ONG Doce Lar foi escolhida para ser a responsável pelos animais resgatados. Eles serão retirados do local e transferidos para a ONG da capital baiana.
De acordo com a secretária, o plano de ação da Secis custeará o acolhimento desses animais na ONG, além do custeio da retirada, transferência, consultas médicas, entre outras ações.
“Em breve vamos fazer a retirada dos gatinhos de Piatã. Faremos um ao vivo lá para que a gente consiga retirar todos os gatinhos. Já temos um plano de ação. A ONG Doce Lar ficará responsável por acolher esses gatinhos totalmente custeados pela Prefeitura de Salvador, desde o resgate até o atendimento e adoção de todas as consultas médicas veterinárias que precisam ser feitas”, revelou.
Atualmente, os bichanos que habitam uma praça do local, na região da orla da capital baiana, são alimentados por moradores, voluntários e populares que passam pelo local. A secretária indicou também que a medida deve acontecer ainda neste primeiro semestre de 2024. Porém não foi informado o prazo exato de quando este processo deve acontecer. As informações obtidas pelo o Bahia Notícias apontam que a questão pode ser resolvida até a próxima semana, mas ainda não há um prazo específico.
Por Victor Hernandes