Foi no sufoco, mas o Bahia voltou a vencer no Campeonato Brasileiro. Dentro da Arena Fonte Nova na noite deste domingo (24), o Tricolor não fez um bom jogo, mas insistiu e foi premiado com um gol no último minuto de jogo, feito por Rodrigão em cobrança de pênalti.
O Esquadrão de Aço agora tem 30 pontos na competição nacional e se afastou da zona de rebaixamento. A equipe comandada por Preto Casagrande volta a jogar no próximo sábado (30), contra o Coritiba, na Arena Fonte Nova.
O JOGO
A partida começou com um lance inusitado e que quase abriu o placar na Arena Fonte Nova. No segundo minuto, Juninho cruzou uma bola alta, o goleiro Paulo Victor defendeu, mas se desequilibrou ao lado da trave e quase colocou para dentro. Aos cinco, o mesmo Juninho avançou em jogada individual, finalizou de fora da área, mas o goleiro fez a defesa.
Aos dez minutos, mais uma tentativa do Esquadrão de Aço. Rodrigão recebeu na intermediária, avançou, bateu rasteiro e o arqueiro Paulo Victor defendeu em dois tempos. Quando o relógio marcou 21 minutos, foi a vez de Edson arriscar de fora da área, mas a finalização acabou desviada, facilitando a vida de Paulo Victor.
No meio da primeira etapa, o Grêmio começou a ficar ativo no setor ofensivo. Aos 27 minutos, depois de rondar a área do Bahia de forma perigosa, Edilson tocou para Arroyo, que bateu forte e a bola passou ao lado da meta.
O Bahia teve uma sequência de ótimas chances para sair na frente do placar. Aos 33, Vinícius chutou de fora da área, a bola desviou em Bressan e quase enganou Paulo Victor. Após a cobrança de escanteio feita por Juninho, Edson cabeceou e Paulo Victor fez a defesa.
Segundo tempo
Os primeiros minutos da segunda etapa foram marcados por erros das duas equipes. Uma delas foi aos quatro minutos, quando Rodrigão arriscou de fora da área e acertou o meia Allione. Aos nove minutos, o lateral Cortez e o meia Arroyo se chocaram em uma jogada ofensiva e devolveram a bola ao Esquadrão de Aço.
Com 18 minutos, o volante Juninho bateu falta, a bola passou próxima do gol gremista e arrancou suspiros dos presentes na Arena Fonte Nova. Na sequência, o Grêmio assustou. Aos 25, Everton avançou em velocidade pelo lado esquerdo, driblou o zagueiro Tiago, cruzou e o zagueiro Lucas Fonseca afastou antes que Jael pudesse chegar na bola para marcar. Aos 30, Patrick recebeu dentro da área, ajeitou e chutou próximo da meta de Jean.
Patrick acerta o travessão
O Grêmio ficou muito perto de liderar o placar do jogo. Aos 31, Everton avançou em velocidade pela esquerda, cruzou, Jael ajeitou e Patrick carimbou o travessão. No rebote, Fernandinho chutou de primeira e Jean fez a defesa.
Pressionado pela torcida, o Bahia tentou com Mendoza, que recebeu na entrada da área, chutou colocado, mas a bola passou longe do gol aos 43 minutos. Três minutos depois, Everton recebeu cruzamento e quase marcou para o Grêmio.
No último minuto, em jogada de contra-ataque, Régis serviu Allione, que foi derrubado por Edílson dentro da área. O juiz acusou a penalidade máxima. Na cobrança, Rodrigão bateu firme e balançou a rede, fazendo a alegria da torcida tricolor.
FICHA TÉCNICA
Bahia 1 x 0 Grêmio
Campeonato Brasileiro – 25ª rodada
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador
Data: 24/09/2017
Horário: 19h
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (FIFA-SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (SP-Fifa) Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP)
Assistentes adicionais: José Claudio Rocha Filho (SP) e Adriano de Assis Miranda (SP)
Cartões amarelos: Eduardo, Lucas Fonseca, Edson, Mendoza (Bahia) / Arroyo, Michel, Jael, Bressan (Grêmio)
Gol: Rodrigão
Bahia: Jean; Eduardo, Tiago, Lucas Fonseca e Juninho Capixaba. Edson, Juninho e Vinícius (Allione); Zé Rafael (Edigar Junio), Mendoza (Régis) e Rodrigão. Técnico: Preto Casagrande
Grêmio: Paulo Victor; Edíkson, Bressan, Kannemann e Cortez; Michel, Arthur, Ramiro (Patrick) e Arroyo (Everton); Fernandinho (Léo Moura) e Jael. Técnico: Renato Gaúcho.
Por Ulisses Gama
Discussion about this post