O Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) faz desde o início da manhã desta quarta-feira uma série de manifestações pelo Brasil. O grupo protesta por moradia e bloqueia rodovias em seis estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Ceará, Paraíba e Bahia.
A chamada de Jornada Nacional da Resistência Urbana pede pelo lançamento imediato da terceira fase do Programa Minha Casa Minha Vida, que está sendo prometido pelo governo desde o ano passado, e o recuo no ajuste fiscal.
O movimento pede ainda que “as comunidades e os movimentos sociais devem ser tratados como caso de política e não de polícia pelos governos e pelo judiciário”. Eles querem a suspensão de todos os despejos e a urbanização de todas as áreas ocupadas, além de tarifa zero nos transportes públicos e o combate da violência policial.
Em entrevista à Agência Brasil, o coordenador estadual do MTST afirmou que o movimento não é contra o governo, muito menos a favor de um impeachment ou volta da ditadura.
“Mas é bom que fique claro que o movimento não é contra o governo, ou a favor do impeachment da presidenta, ou ainda a favor da volta dos militares ao poder. Somos contra a intervenção militar, mas a favor da intervenção popular”, disse.
Segundo o MTST, serão realizados ao menos 30 bloqueios de vias de 13 Estados durante todo o dia.Estão previstas para o período da tarde ações em São Paulo, Campinas (SP), São José dos Campos (SP), Tocantins e Espírito Santo. Fonte: EXAME.
Discussion about this post