O ministro das Comunicações do governo Lula (PT), Juscelino Filho, cedeu 31 retransmissoras de televisão para um único empresário da sua base política no Maranhão. A concessão foi autorizada em curto período, de três a cinco meses. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.
A TV beneficiada pertence ao advogado Willer Tomaz de Souza, compadre do senador Weverton Rocha (PDT-MA), aliado de primeira hora do ministro. O advogado também é amigo do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).
As autorizações cedidas pelo ministro a TV Difusora aumentam a influência da emissora no Maranhão, ampliam o valor comercial da empresa e permitem maior arrecadação com publicidade. As outorgas são dadas pelo governo sem custos, mas podem ser negociadas em um mercado paralelo por empresários. Dependendo do local onde a retransmissora está instalada pode valer milhões de reais.
Segundo o levantamento realizado pelo periódico, a maioria dessas autorizações beneficiou cidades localizadas na região da Amazônia Legal, permitindo à emissora veicular conteúdo informativo e publicitário local, tornando o negócio ainda mais rentável.