Desde sua abertura, no dia 28, o filme Os Dez Mandamentos, resumo da primeira temporada da novela exibida pela Rede Record, levantou suspeitas sobre ser mesmo merecedor do título de filme nacional mais bem-sucedido em bilheteria na estreia. Na quinta e sexta-feira, pipocaram comentários nas redes sociais dizendo que os pastores compraram os ingressos e distribuíram para os fiéis, mas eles, desacostumados a ver filmes, não compareceram. Reportagem feita pelo site Uol, no dia do lançamento, mostrou salas vazias em sessões com ingressos esgotados. Surgiram piadas. “Só tinha anjinhos na plateia, por isso a gente não via.” O mesmo aconteceu em algumas sessões na cidade de São Paulo neste fim de semana.
No Playarte Marabá, no centro da capital paulista – um cinema popular, de rua -, a bilheteira, que pede para não se identificar, afirma que o local não lotou. “Se tem lugar? Tem todos, a sala está praticamente vazia.” Ela arrisca sua interpretação. “Os pastores compraram as lotações de Os Dez Mandamentos e distribuíram para os fiéis, mas eles não estão vindo em massa, não. De tarde, aparece um pessoalzinho.” Na sessão das 11h30 de domingo, 31, havia míseras 13 pessoas na plateia enorme da sala 1, a maior da casa.
Regina, professora, não quer saber de conversa. “Se comprei meu ingresso? Claro, quem ia me dar?” E ela reclama. “Sou evangélica, sim, mas não sou nenhuma ignorante”. Lourdes, de 70 anos, foi ver o filme com uma amiga. Gostou muito, achou melhor que a novela, mesmo que essa seja a versão compacta. “Ficou mais bonita na tela do cinema.” Eliana e Elaine, de 47 e 55 anos, também são amigas. Exibem seus ingressos – “Nós compramos.” As duas assistiram à novela e foram ao cinema atraídas pela possibilidade de reviver na telona as emoções da telinha. “É muito bonito, muito bem feito. Tem uma bela mensagem.”
Na sala do Arteplex, no shopping Frei Caneca, as salas também apresentam lugares vazios. A funcionária na porta da sala 2 conta os ingressos. “Tem uns 50 aqui.” O local tem �200 e poucos lugares�, portanto, menos de 1/4 da lotação. Mas ela faz a ressalva. “Desde a quinta-feira (28), quando o filme estreou, algumas sessões lotaram, sim. Ninguém entrevistado pelo repórter comprou antecipadamente os ingressos, ou pela internet. E em nenhum dos cinemas visitados pela reportagem viu-se alvoroço, como acontecem com estreias de filmes hollywoodianos, por exemplo.
É verdade que a amostra colhida aqui representa pouquíssima gente, mas desde a estreia de Os Dez Mandamentos, o filme tem feito a festa nas redes sociais, alardeado pela distribuidora Paris, como a grande estreia do cinema nacional. No total, mais de 3 milhões de ingressos teriam sido comercializados de forma antecipada, e cerca de 600.000 em compras avulsas neste fim de semana – o filme ocupa 1.100 salas no Brasil, outro recorde. A empresa defende que muitas entradas foram compradas como parte de uma ação filantrópica para pessoas que normalmente não têm acesso ao cinema. “Uma iniciativa como essa fomenta uma audiência não atendida, estimulando o mercado cinematográfico e impulsionando o setor”, diz o comunicado da Paris.
Ainda de acordo com a distribuidora, o filme representa o maior circuito da história do cinema brasileiro e alcançou média de 550 espectadores por sala. “Para se ter a real dimensão do que representam estes números, em apenas um dia, Os Dez Mandamentos – O Filme trouxe aproximadamente metade do público do fim de semana inteiro de estreia do filme Tropa de Elite 2, o antigo recordista do cinema nacional”, diz o comunicado.
Depois de bater a Globo na TV, com os capítulos da abertura do Mar Vermelho da novela, a Record está levando para os cinemas a disputa com a emissora, cujo braço no cinema, a Globo Filmes, é parceira deTropa de Elite 2. Os próximos dias serão decisivos para se avaliar a real grandeza do sucesso anunciado, e mais que isso, programado de Os Dez Mandamentos – O Filme. Com informações da Veja.
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