A 18ª Jornada Pedagógica de Candeias recebeu mais de mil profissionais da educação na manhã desta segunda-feira (15), no Espaço de Eventos, localizado no bairro da Pitanga. O evento mostrou a participação dos professores na construção cidadã e preparou os educadores para mais um ano letivo. O prefeito Sargento Francisco aproveitou para anunciar a criação do primeiro Centro de Formação de Professores da cidade em breve.
Diversas autoridades políticas, eclesiásticas e civis participaram da abertura da Jornada, como os vereadores Gil Soares, João Cláudio e Marivalda Silva, o novo secretário municipal de Educação, Jair Cardoso, a subsecretária de Educação, Rosa Maria Vaz, os secretários José Lessa (Planejamento), Rosineide Pereira (Administração), Edilson Almeida (Habitação), Milton Viana (Serviços Públicos), Mailson de Assis (Meio Ambiente), Antonio Gilson (Esportes), Carlos Alberto de Oliveira (Assistência Social), os subsecretários Diego Maia (Planejamento) e Rosângela Salomão (Meio Ambiente), o frei Jorge Luiz (pároco da Igreja Matriz), o pastor Daniel dos Santos (Igreja Batista) e a diretora Matilde Ribeiro (Unilab/S. F. do Conde). A palestra sobre o tema do evento, “Motivação e autoestima: alicerces indispensáveis à transformação”, ficou por conta da Dra. Nadja Maria Lima Maciel.
Para o secretário de Educação Jair Cardoso, que também é professor, a 18ª Jornada Pedagógica foi além da função básica de preparar quando incentivou os educadores a retomarem as forças para a árdua missão de transmitir o conhecimento a alunos cada vez mais diversos. “Sabemos que gerir uma sala de aula não é fácil. Primeiros educador e educadora chamam-se pai e mãe, mas muitos dos nossos alunos trazem consigo já seus conflitos individuais e somos nós que recebemos todas essas múltiplas questões, as quais temos enfrentado pelo o amor que sentimos por eles. Porém é bom lembrar que não estamos sós. Temos uns aos outros e temos a Secretaria da Educação que continua ao lado de cada um de vocês para sempre apoiá-los”, declarou.
Acerca do planejamento pedagógico para 2016, o secretário contou que questões como identidade cultural e valorização da comunidade e cultura afros serão tratadas com mais intensidade. “Candeias é uma cidade de maioria populacional negra. A história do nosso país foi construída com o trabalho dos negros. Somos todos mestiços. Precisamos trabalhar mais estas questões e resgatar a autoestima do nosso povo e já iniciaremos este trabalho nas próximas semanas, com cursos e oficinas sobre este tema,” disse Jair Cardoso.
Ainda sobre planejamento falou o presidente da Câmara Municipal, vereador Gil Soares. “Muito me honra fazer parte de uma legislatura que muito tem valorizado a educação da nossa cidade. Agora vemos o quanto foi importante apoiar as ações do Executivo como as reformas das escolas, as aquisições de novos ônibus e mobiliários escolares. Mais diretamente, a Câmara contribuiu com a administração municipal para a valorização não apenas dos professores, mas dos servidores públicos em geral, além de ter participado da criação do Plano Municipal da Educação, porque planejar é preparar um futuro honrado para os nossos filhos,” afirmou.
Planejar e executar foram as atitudes da Prefeitura de Candeias nos últimos quatro anos que melhoraram visivelmente a realidade da educação na rede municipal. De acordo com o prefeito Sargento Francisco, mais de 60 unidades escolares, de um total de 72, foram recuperadas após muitos anos sem qualquer obra de melhoria. Outras ações para a educação também foram lembradas pelo gestor durante o evento. “Vocês, educadores, são peças fundamentais para a construção de uma sociedade sadia e por isso a Prefeitura com o apoio da Câmara decidiu valorizar o trabalho dos senhores. Apesar das dificuldades econômicas, temos nos esforçado para reduzir contratos e cortar gastos para conceder anualmente o reajuste salarial dos servidores, algo que já não acontecia há muitos anos. Melhoramos drasticamente a merenda escolar, algo que é muito importante para o desenvolvimento das nossas crianças, pois sabemos que a realidade de muitas é de não ter outra refeição além desta que é ofertada pela escola. Vamos continuar reformando as escolas, que na verdade estão sendo verdadeiras reconstruções, pois os senhores bem sabem da situação de abandono que estavam todas elas”, recordou o prefeito.
Centro de Formação de Professores
Prosseguindo com a prestação de contas das ações realizadas na educação de Candeias, o prefeito Sargento Francisco citou o concurso público que está em andamento para o preenchimento de 255 vagas, algo de grande relevância no cenário atual de desemprego. Além da contratação de novos profissionais da educação, que ocorrerá em breve, mais um grande benefício foi anunciado: a criação do Centro de Formação dos Professores. O Centro servirá para qualificar todos os educadores da rede municipal. Um investimento na carreira dos profissionais e no futuro dos estudantes.
“Para nós, do governo municipal, é uma grande alegria fazer esse anúncio, pois é uma carência que temos em nossa cidade. Precisamos de professores ainda mais qualificados e que esta qualificação aconteça aqui. Estamos fazendo o possível para melhorar o trabalho dos senhores, por isso peço que continuem com muita dedicação, tratando cada estudante como se fosse seu próprio filho. O que os senhores fazem hoje é para a nova geração de Candeias. O futuro deles também passa pelas mãos cuidadosas dos senhores e todo homem ou mulher de bem, todo bom profissional lembra dos seus bons professores”, finalizou Sargento Francisco.
______________________
Por Fabiana Andrade
Discussion about this post