Mão no volante, cinto e assento ajustados. Atenção com os pedais. E lembre-se: o carro não pode “morrer”. A prova prática para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é a última fase para tirar a documentação como motorista – e a mais temida pelos candidatos. Mas além da ansiedade, um grupo de candidatos denuncia que foram reprovados com base em justificativas falsas e manipuladas por um instrutor.
“Todos os carros que tiveram problemas eram da mesma autoescola [identificada como Trânsito Livre]. Em um dos casos, o examinador falou que uma menina bateu no meio-fio, mas quando ela saiu, o carro não estava no meio-fio”, conta uma das denunciantes – as identidades serão protegidas, uma vez que todos estão tentando reagendar a prova. Pelo menos seis pessoas passaram por problemas similares no dia.
“Ainda teve o caso de uma mulher que deixou o carro estancar uma vez e ele disse que foram duas. Isso afeta na pontuação. Outro menino acertou o percurso dentro do tempo. Ele ficou chamando o instrutor, mas o homem não foi e depois disse que estourou o tempo”, acrescenta.
Os problemas foram na fase da baliza – é a primeira do teste, depois há ainda outros percursos – e envolvem um único funcionário, conhecido como “sargento Gilson”. Após as reprovações subsequentes, os alunos contam que reclamaram com um outro instrutor, que também concordou com as queixas. “É um picareta”, disse em resposta. Os casos foram registrados na última terça-feira (17), na pista da área externa do Shopping Bela Vista, em Salvador.
Um outro aluno relembra que o homem o acusou de ter estacionado o carro na posição errada. O candidato chegou a verificar o estacionamento e viu que a manobra foi adequada. Ao tentar tirar uma foto para comprovar a situação, foi impedido.
“Eu sei que executei os critérios estabelecidos. Estava dentro da vaga e ele não me deu nem opção de argumentar. Falou que era para remarcar a prova porque estava reprovado. Tentei tirar foto e ele não autorizou”, reclama.
As avaliações acontecem em meio ao mutirão de provas práticas do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA). O público-alvo são os candidatos que possuem laudo ativo e com vencimento em 31 de dezembro de 2024, ou seja, quem for reprovado, ou agenda um novo teste até o final do ano ou terá de reiniciar todo o processo.
“Me bateu o desespero. Já faz 2 anos que estou tirando a carteira. Vai vencer logo o prazo de todo mundo, então está bem difícil marcar. Sem contar os gastos de simulado, aula para relembrar”, diz uma das candidatas.
Os casos foram registrados na ouvidoria do órgão, parte com denúncia virtual e outra, no presencial, no CAB. No local, uma das candidatas recebeu a confirmação de que o sargento acumula uma série de reclamações com o mesmo teor.
Em nota, o Detran informou que está à disposição para apurar qualquer denúncia recebida, assim como os critérios técnicos para avaliação dos candidatos são de responsabilidade dos avaliadores. Eles que devem “garantir que sejam aprovados candidatos aptos para que possam conduzir veículos, proporcionando um trânsito mais seguro e responsável”.
O Detran também foi questionado se identificou o instrutor citado e se ele acumula reclamações como foi apontado pelos candidatos. O órgão informou apenas que não tem nenhum registro de notificação sobre o caso. No entanto, pelo menos uma das reclamações registrados na ouvidoria do Detran foi apresentada à reportagem.
Ao CORREIO, a autoescola Trânsito Livre disse que lamenta profundamente cada reprovação ocorrida durante os exames práticos de direção e orienta aos alunos que se sentiram prejudicados durante o exame a entrar em contato diretamente com o Detran.
Como funciona o mutirão do Detran?
O objetivo da ação leva em conta as restrições da pandemia da covid-19, em que muitos candidatos não conseguiram concluir o processo de habilitação. Assim, em Salvador, o mutirão oferta cerca de 500 vagas por dia.
Também há ações no interior do estado, com 20 vagas extras/dia por categoria, em dias úteis da semana.
O público-alvo são os candidatos que possuem laudo ativo e com vencimento em 31 de dezembro de 2024. Apenas poderá participar quem já está na última etapa do processo de habilitação e os exames de aptidão física e mental ainda estejam dentro da validade.
Interessados devem procurar os Centros de Formação de Condutores (CFCs) para solicitar o agendamento da prova prática. As avaliações serão realizadas apenas com hora marcada. O candidato marca a prática e realiza o teste na pista local.
Informações Correio