Uma pesquisa apontou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seria derrotado por Jair Bolsonaro e Sergio Moro caso as eleições presidenciais fossem hoje. Segundo o levantamento, Lula e Bolsonaro empatariam no primeiro turno. Já no segundo, Bolsonaro levaria a presidência com 45% dos votos válidos contra 40% de Lula.
A pesquisa eleitoral foi feita pela revista Veja e pelo Instituto FSB Pesquisa.
O levantamento também apontou que em uma eventual disputa entre Lula e Moro no segundo turno, o atual ministro da Justiça também derrotaria o petista. O ex-juiz conseguiria 48% dos votos válidos, enquanto que Lula ficaria com 39%.
Já em uma suposta disputa entre Moro e Bolsonaro, os dois ficariam empatados com 36% dos votos válidos.
De forma geral, Bolsonaro e Moro aparecem empatados na liderança com 32% dos votos. Em seguida vem Lula com 29%. Ciro Gomes e Luciano Huck ficariam empatados com 9%, João Amoedo aparece com 5% e João Doria com 4%. 10% dos entrevistados afirmaram que não votariam em nenhum dos candidatos.
O ex-candidato à Presidência Fernando Haddad é o vencedor no quesito taxa de rejeição. O ex-prefeito de São Paulo não teria o voto “de jeito nenhum” de 60% dos entrevistados em 2022. Ele é seguido por seu aliado Lula, com 56% de rejeição, e por Bolsonaro, com 48%. Moro é o que aparece em último lugar na lista, com 38% de rejeição.
O levantamento foi feito entre os dias 29 de novembro e 2 de dezembro. Foram entrevistas 2 mil pessoas nos 26 estados do país, além do Distrito Federal. A pesquisa possui margem de erro de dois pontos percentuais.
Por Agência Brasil
Discussion about this post