Um laudo produzido pela Polícia Federal aponta que quatro contratos da construtora Andrade Gutierrez com a Petrobras provocaram um prejuízo direto, em valores atualizados, de quase R$ 2 bilhões para a estatal, de acordo com informações publicadas pela Folha.
Segundo a reportagem, os peritos analisaram processos de contratação acima de R$ 100 milhões em obras da Petrobras e se concentraram em concorrências vencidas pela empreiteira de 2006 a 2009. Esses contratos incluem obras nas refinarias de Paulínia (SP), Betim (MG), Landulpho Alves (BA) e no Comperj (RJ).
A estimativa foi feita comparando as quantias que a Petrobras estimava inicialmente gastar nesses contratos com o que efetivamente gastou. Para a perícia, a articulação de um cartel entre grandes empreiteiras acabou inflando artificialmente os custos e, consequentemente, provocando o prejuízo.
“De forma geral, as empresas participantes da licitação apresentaram propostas semelhantes, todas muito acima do valor estimado pela Petrobras”, diz o texto.
Ainda segundo o jornal, o prejuízo pode ser ainda maior, já que o laudo não aborda eventuais aditivos pagos pela Petrobras aos contratos nem paralisações nos projetos por “tentativas do cartel de impor preços máximos” à Petrobras.
O documento é assinado por dois peritos da PF e foi concluído em fevereiro deste ano. A perícia foi anexada nesta semana a um inquérito da Lava Jato sobre a empreiteira.
Procurada, a Andrade Gutierrez afirmou que não iria comentar o assunto.
Com informações do Bocão News.
Discussion about this post