Uma operação policial na cidade de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), terminou com dois adolescentes de 15 anos baleados na quarta-feira (21), no bairro de Itinga. Os dois foram internados no Hospital Menandro de Farias. Os familiares das vítimas, um menino e uma menina, afirmam que a ação policial foi truculenta.
A garota foi atingida na região do pescoço, socorrida e levada para o Menandro pelos próprios agentes. Na manhã desta quinta-feira (21), ela foi transferida para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador. A família diz que quando foi baleada, a vítima estava com uma criança de menos de um ano no colo. Agora, ela corre o risco de perder os movimentos dos membros inferiores.
Já o garoto foi baleado no tornozelo e encaminhado para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Itinga, e, em seguida, transferido para a unidade hospitalar onde deve passar por um procedimento nesta quinta. Ele estaria trabalhando retirando barro em frente à casa de um morador quando foi ferido.
Versão policial
Em nota, a Polícia Militar afirmou que uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) da 81ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) foi acionada para ir até o Parque São Paulo, em Itinga, após a denúncia de que homens armados estariam traficando na região.
“Quando chegou ao local, a equipe se deparou com um grupo de suspeitos armados que correram e saíram efetuando disparos de arma de fogo contra os PMs”, diz trecho do comunicado.
A PM diz ainda que um grupo de pessoas iniciou um protesto em frente à sede da 81ª CIPM, fechando uma das vias, que foi liberada após uma negociação com policiais. Uma nova manifestação foi feita na Avenida São Cristóvão.