Os alunos da rede municipal de ensino interessados em fazer parte do programa Educa Chico deverão estar presentes na Câmara de Vereadores, no dia 30 de outubro, quinta-feira, para a entrega dos Kits do programa. Durante o evento, os alunos vão conhecer melhor o funcionamento do programa e como se beneficiar. O objetivo principal da iniciativa é melhorar o desempenho escolar dos adolescentes em situação de risco.
O kit Educa Chico contém uma camisa do programa e o Guia do(a) Aluno(a). No guia, o adolescente vai entender como funciona o programa Educa Chico e descobrirá quantos encontros terá com seu Educador de Referência do programa, além de quais Atividades de Formação Extracurricular deve fazer como pré-requisito para receber o auxílio financeiro. Participam os estudantes do Ensino Fundamental das escolas municipais: Centro de Estudos e Aperfeiçoamento do Saber (CEAS), Centro Educacional Claudionor Batista (CECBA), Instituto Municipal Luiz Viana Neto (IMLVN) e Centro Educacional Joaquim Alves Cruz Rios (CEJACR).
Irão compor a mesa do evento o prefeito do município, Evandro Almeida, o presidente da Câmara de Vereadores, Eliezer de Santana, e os secretários Ana Christina Oliveira – SEDUC e Aloísio Oliveira de Souza – SEDES.
Educa Chico
Em São Francisco do Conde foi criado o programa Educa Chico, através da Lei Municipal nº 334/2013, que visa atender alunos do ensino (regular) do fundamental II, conforme critérios estabelecidos. Com isso, o aluno ganha uma ampla oferta de ações educativas em turno oposto a sala de aula.
O programa promove o fortalecimento e integração das ações voltadas para a formação integral na educação, buscando ampliar o plano de atividades complementares a jornada escolar, com foco na formação cidadã. Ele é um conjunto de ações que pretende diminuir as distorções de série e idade, diminuindo a evasão e melhorando o rendimento escolar.
O participante do programa receberá uma bolsa anual que pode ser de R$ 700,00 ou R$ 1.200,00, correspondente a cada ano do Ensino Fundamental II, dependendo da aprovação, somado ao cumprimento obrigatório das atividades extracurriculares oferecidas pelo município ou por seus parceiros.
O Educa Chico realizará um acompanhamento especializado aos alunos que estejam em situação de risco e vulnerabilidade social, pertencentes às famílias beneficiárias de programas de transferência e complementação de renda, como PAS e Bolsa Família. Além desses, também serão acompanhados adolescentes egressos de medida socioeducativa de internação ou em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto; aqueles egressos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) ou vinculados a programas de combate à violência e ao abuso e exploração sexual; adolescentes com necessidades especiais; fora da escola por ocasião de evasão escolar e/ou com defasagem de idade, ano e série. Fonte: Ascom.
Discussion about this post