Mais uma facilidade para os empreendedores de Candeias foi habilitada pela Junta Comercial da Bahia (Juceb), no último dia 29 de junho. Os serviços da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) agora estão disponíveis para o município graças ao convênio firmado em 23 de julho de 2014, através da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio. Com o sistema da Redesim, os novos ou veteranos empresários já podem realizar trâmites como abertura e fechamento de empresas, por exemplo, com menos burocracia e maior rapidez. Tudo isso pela internet, sem precisar que o empreendedor se dirija às diversas instituições públicas, como ocorria anteriormente.
Desde a assinatura do convênio pelo prefeito de Candeias, Francisco Conceição, pelo presidente da Juceb, Francisco Nobre, e pelo então secretário municipal de Indústria e Comércio, Leonardo Dias, servidores municipais da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio e da Secretaria Municipal de Finanças passaram por treinamentos para operar o sistema com máxima eficiência e auxiliar os novos usuários.
“Nossa cidade que tem um potencial muito grande na área comercial, na qual vislumbramos a cada dia o desenvolvimento das pequenas e médias empresas, e a implantação do sistema da Redesim é, sem dúvida, um ganho muito grande para impulsionar o progresso do município,” afirmou o prefeito Francisco Conceição.
Redesim/Regin
A REDESIM é a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios, criada pelo Governo Federal através da Lei Nº 11.598 de 3 de dezembro de 2007.
Como funcionava anteriormente:
O empresário registrava sua empresa na Junta Comercial e na Receita Federal. Somente após esses dois processos se dirigia à Prefeitura para poder registrar sua empresa nos órgãos competentes.
Como funciona agora:
O empresário, através da internet, realiza uma Consulta Prévia de Viabilidade. Através dessa consulta, o usuário receberá as informações se é possível e viável abrir a sua empresa com um determinado nome empresarial no endereço especificado. Somente após a Prefeitura se pronunciar, o empresário irá se encaminhar à Junta Comercial para pagar as taxas de abertura e registrar a empresa.
Além desses atributos, a implantação do REGIN e REDESIM promoverá celeridade em todos os procedimentos alusivos às empresas no âmbito municipal, ofertando aos empreendedores mais agilidade no atendimento dos seus requerimentos.
Já o REGIN é um sistema informatizado que visa desburocratizar o processo de abertura e alteração de empresas, integrando os órgãos públicos envolvidos no Registro de Empresas, como Junta Comercial, Receita Federal, Secretaria da Fazenda Estadual e Prefeituras Municipais.
De acordo com o diretor do Departamento de Tributos Diversos, João Batista, a Secretaria Municipal de Finanças vem dando continuidade ao trabalho iniciado pela Secretaria de Indústria e Comércio no ano passado. “Estamos aprimorando os meios que possam levar as empresas da nossa cidade a se desenvolverem de forma eficaz e eficiente, além de fomentar todos os segmentos empresariais por entender que esses empreendimentos contribuem muito para o desenvolvimento do município como um todo”, disse.
Por Fabiana Andrade
Discussion about this post