Os advogados de Luiz Inácio Lula da Silva enviaram à TV Globo um pedido citando a Lei de Direito de Resposta aprovada em 2015. Queriam que a emissora divulgasse manifestação da defesa sobre entrevista dos promotores de SP em que detalham denúncia contra o ex-presidente.
“Na carta, espantosamente, os advogados dizem que nem Lula nem sua assessoria foram procurados para oferecer uma resposta às acusações que lhes foram imputadas pelos promotores”, disse a Globo em editorial.
Os apresentadores Sandra Annemberg e Alexandre Garcia mostraram e-mails que comprovam o pedido de nota da Globo ao Instituto Lula e a resposta de um dos assessores do petista. Mostraram, ainda, que a nota havia sido divulgada na íntegra no “Jornal Nacional”. Os advogados de Lula, no entanto, atacaram o jornalismo da emissora.
“Apesar de dizer que essa é ‘a verdade dos fatos em sua simplicidade’, o texto se alonga em mais 28 parágrafos, em 89 linhas, em que, com ironia, se dedica, não a se defender das acusações, mas a fazer críticas ao jornalismo da Globo. A emissora não é parte nas investigações a que está sujeito o ex-presidente. Cumpre apenas a sua missão de informar o povo. Respaldada pela Constituição, continuará a fazê-lo, com serenidade, e sem nada a temer”, disse Alexandre Garcia.
Discussion about this post