Insatisfeitos com a forma como o prefeito de Candeias, Dr. Pitágoras, conduz a política, grandes lideranças políticas se articulam em prol de uma união para fortalecer a pré-candidatura de Tonha Magalhães, principal adversária de Pitágoras, que acredita que faz um poste prefeito e que não precisa de ninguém.
Como este blog já revelou, vereadores já confidenciaram que, se o sucessor não sair da Câmara, o destino é Tonha Magalhães, e se sofrerem represália, o caminho é abertura de CPIs para Pitágoras se desgastar no período eleitoral ou entregar a Prefeitura à vice-prefeita Marivalda da Silva, do PT, que deve disputar o executivo à pedido da alta cúpula do partido.
A suposta candidatura de Marivalda, que deve girar em torno de 5 a 8 mil votos, só tira votos da gestão, não dos Magalhães que já tem os votos consolidados, contudo, os caciques petistas para se vingar de Pitágoras pode empurrar a candidatura de Marivalda até o final para derrotá-lo, entregando a prefeitura aos Magalhães, que por sinal, já foi da base do governo.
Por fim, a rejeição de Pitágoras é tão gigantesca na classe política, que querem a volta dos Magalhães.