O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União), fez nesta quinta-feira (27) duras críticas ao governador Rui Costa (PT) e ao ex-secretário de Educação, Jerônimo Rodrigues (PT), postulante ao Palácio de Ondina no pleito deste ano. Ele disse que, em 16 anos de governos petistas na Bahia, o Executivo estadual construiu apenas quatro escolas na capital, a mais recente inaugurada ontem (26), no Cabula.
“O governo do PT demorou 16 anos para construir quatro escolas em Salvador, porque conseguiram na Justiça um precatório e no apagar das luzes desta gestão é que estão entregando essas unidades de ensino. Não é à toa que o ensino médio na Bahia está entre os piores do Brasil”, declarou o prefeito.
Ele rebateu críticas feitas por Rui Costa de que em Salvador 70% das crianças não têm acesso a creche. “Nós universalizamos o acesso à educação infantil. Esses dados devem ser de quando o PT ocupava a Secretaria Municipal de Educação, antes da gestão ACM Neto (União). O governador está desinformado ou mal intencionado. Se tem alguém que não tem autoridade moral para falar em educação é o senhor Rui Costa e Jerônimo Rodrigues, que nem queriam dar merenda escolar para alunos na época da pandemia, foi preciso a Justiça determinar”, frisou.
Bruno Reis disse ainda que durante a pandemia a Bahia foi o único estado que não ofereceu aulas on-line. “Essa é a realidade dura da educação na Bahia que nós queremos mudar, como fizemos em Salvador. Tiramos a capital da última colocação na oferta da educação infantil para a primeira. A Bahia também merece essa transformação”, afirmou o aliado de ACM Neto.