A Federação Brasil da Esperança em Candeias do PT, PV E PCdoB recebe com estranheza a fala de presidente estadual do PT, Éden Valadares, através da imprensa, no qual indica uma interferência na tática eleitoral da federação a nível municipal, no que tange a disputa majoritária, bem como a montagem proporcional de Candeias, que passariam a ser decididas pelo PT estadual, e não pela federação conforme norma legal indicada no Estatuto registrado na justiça eleitoral e na indicação 01, aprovada pela reunião da Federação Brasil da Esperança – FBE Estadual, realizada no dia 01 de fevereiro de 2024.
Em Candeias, a federação do PT, PV e PCdoB tem buscado um diálogo constante para decisão dos rumos a majoritária e proporcional dentro do município de Candeias, com seus respectivos presidentes unidos para uma política de convergência e respeito entre os partidários. Até o momento existem duas candidaturas colocadas à disposição dentro da federação que estão sendo avaliadas com cautela, igualdade e sem predileção.
Os presidentes dos respectivos partidos PT, PV e PCdoB, compreendem que o diálogo é imprescindível para uma política que faça Candeias avançar e a instância municipal deve ser preservada sem interferências externas. Os presidentes afirmam ainda que não aceitarão a velha política de “caciques” e “coronéis” prática antiga de impor um desejo pessoal a um grupo.
Quem deverá decidir sobre a política de Candeias são os dirigentes que vivem e militar no dia a dia do município, e que conhecem a vida Candeense, seus problemas e desafios.
Os Presidentes dos partidos demonstram muita preocupação com a postra da atual pré-candidata do PT, que não busca diálogo entre as direções partidárias do município, se valendo de seus “descontentamentos pessoais” para pedir intervenção da instância estadual de um dos três partidos da federação no município, atitude totalmente arbitrária e antidemocrática, pois a política é a arte do diálogo e não da imposição e do desmando.
Além disso, a nota do presidente estadual de um dos partidos da federação acaba atrapalhando o processo de montagem de pré-candidaturas para a federação, onde os prazos de filiações se encerram em 06 de abril, tendo em vista, que uma interferência desta forma, deixa inconstante e desigual o processo de montagem eleitoral na proporcional. Em tempo, dessa forma, já que a direção estadual do PT quer interferir na definição da Majoritária, deverá também se responsabilizar pela construção de uma chapa proporcional forte em Candeias.
Emerson Magno Santos da Paixão – Presidente do PT
Ari Carlos – Presidente do PCdoB
Tony Gledson Vitória- Presidente do PV de Candeias