A suposta licitação fraudada e direcionada para compra de livros didáticos no valor de quase R$ 1 milhão de reais pela Prefeitura de Candeias ganhou mais um capítulo. Como se não bastasse a fraude no processo para desvio de verbas públicas, a ganhadora do certame – EDITORA DIDÁTICA PEDRA NASCENTE LTDA –, do município de Wenceslau Guimarães, que NUNCA prestou serviços semelhantes ao que foi pedido na licitação, conseguiu, surpreendentemente, um Atestado de Capacidade Técnica com uma empresa da cidade São Sebastião do Passé.
A empresa A RIOS COMÉRCIO E SERVIÇOS LTDA, que tem como um dos sócios, Silvan José da Paixão Santos, ex-candidato a vereador de São Sebastião do Passé, deu o Atestado de Capacidade Técnica alegando que a EDITORA de Wenceslau Guimarães, prestou serviços de material de Livros Didáticos através de um contrato firmado entre ambas, sendo que, a EDITORA foi criada em maio de 2022, e só emitiu duas notas fiscais até hoje, 001 e 002, para a Prefeitura de Candeias.
O vereador de Candeias, Silvio Correia, foi até a sede da empresa, em Wenceslau Guimarães, e constatou que o local é uma residência simples, que reside Kátia Souza Ferreira Soares, sócia-administradora da EDITORA, conforme consta no cartão do CNPJ da empresa. A suposta proprietária é funcionária efetiva da Prefeitura de Wenceslau, com a função de serviços gerais — salário de R$ 1.212,00.
O secretário de educação de Candeias, Cássio Vinicius Figueredo Bordoni, responsável pelo contrato, até o momento não se pronunciou em relação ao caso.