As 66 escolas municipais de Candeias estão recebendo conjuntos escolares para educação infantil, ensino fundamental I, ensino fundamental II, conjuntos para professores, além de ventiladores. Sete mil itens foram entregues através de uma parceria entre a Prefeitura de Candeias e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). “Esse benefício vai ser muito importante para a melhoria da estrutura das escolas, e a gestão está muito empenhada nesta questão. Já reformamos várias escolas e fizemos intervenções em outras dezenas. A estrutura física é muito relevante para uma educação mais eficiente”, afirmou a secretária de educação, Rosa Maria.
Para o prefeito Sargento Francisco, buscar parceiras é um bom caminho para o desenvolvimento. “Nossa gestão trabalha sempre em busca de recursos para o desenvolvimento de Candeias e esse é um belo exemplo disso. Buscamos junto ao Ministério da Educação material para equipar nossas escolas. Quando assumi, as escolas estavam sucateadas. Hoje temos o orgulho de dizer que todas as escolas receberão cadeiras e mesas adequadas para a faixa etária de cada aluno”, concluiu.
O benefício foi baseado no senso de 2013, que na época o município tinha 13.570 alunos e visava atender as 66 escolas. As escolas estão recebendo os conjuntos de acordo com a necessidade e levando em consideração o material que ainda tem condição de uso. Exatos 319 ventiladores também foram entregues e atenderão as unidades escolares que tiverem mais necessidade.
Parcerias com o FNDE
Além da aquisição de conjuntos escolares, a Prefeitura também firmou outras parcerias com o FNDE que estão em andamento. Três quadras cobertas com vestiários estão sendo construídas nos seguintes locais: Escola Municipal Alfredo Serra (Malembá); Escola Municipal Yeda Barradas Carneiro (Urbis I); Escola Municipal Argentina Castelo Branco (Colônia), além da cobertura da quadra na Escola Municipal Ivonice Costa Sotero (Passagem dos Teixeiras).
Três creches também estão autorizadas para a construção, a Prefeitura já cedeu o terreno com terraplanagem concluída e a obra deve ser iniciada ainda no primeiro semestre deste ano. As creches serão construídas nos distritos de Menino Jesus, Colônia e Passagem dos Teixeiras.
Por Vanessa Rodrigues
Discussion about this post