A Defesa Civil de Candeias apresentou hoje (3), no gabinete do prefeito, o Plano de Contingência para o período de chuvas de 2016. A apresentação contou com as seguintes secretarias relacionadas com o Plano: Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, Obras, Serviços Públicos, Saúde, Educação, Administração e Governo. No encontro foram discutidas desde ações preventivas até ações de recuperação para o período pós-chuvas.
“A Defesa Civil atua o ano inteiro, mas neste período intensificamos o nosso trabalho pautado principalmente na orientação para as famílias que moram nas ou próximas às áreas de risco, limpeza e desobstrução de canais e bueiros, além de preparar nossas equipes para o período de maiores ocorrências”, afirmou Erivaldo Azevedo, coordenador da Defesa Civil.
Para o prefeito Sargento Francisco é fundamental garantir a segurança da população. “Nosso objetivo primordial é a garantia da vida. Desde o início do último período das chuvas estive diversas vezes em Brasília e os recursos para a contenção de três encostas ficou sob a responsabilidade do governo estadual. A licitação já foi feita, mas as obras são demoradas. Nossa principal ação neste momento é fazer o possível para minimizar os danos com ações preventivas que vão desde a orientação aos moradores até a cobertura com lonas das principais encostas, além de prestar um atendimento à população durante o período crítico”, afirmou.
Segundo dados da Defesa Civil nacional e de órgão relacionados, Candeias está entre as cidades da Bahia que têm maior risco de deslizamento de terra, devido a sua topografia complicada e o grande número de construções irregulares. Já de acordo com a Defesa Civil municipal, Candeias tem 22 áreas de risco e 10 canais com mais probabilidade de causar alagamento.
Neste momento a prioridade da gestão é garantir que as ações preventivas sejam realizadas, por isso aumentarão de três para seis o número de equipes que estarão realizando a primeira etapa do plano que são as ações preventivas.
SAIBA QUAIS SÃO AS MAIORES OCORRÊNCIAS NO PERÍODO DA CHUVA:
ALAGAMENTOS
Os alagamentos podem acontecer por conta do alto índice pluviométrico, ou seja, chuva muito forte em um período de tempo muito curto, ou pelo lixo depositado em locais inadequados, que bloqueiam a rede de drenagem.
O QUE FAZER? Em períodos de chuvas, quem mora próximo a canais e córregos, deve ficar com a atenção redobrada, colocar os móveis e objetos em locais mais alto e observar se o nível da água está muito alto. Caso o nível suba, é importante deixar o imóvel e procurar abrigo em local seguro e entrar em contato com a Defesa Civil. Número da Defesa Civil 199.
DESABAMENTO
Quando você perceber rachaduras ou infiltrações no seu imóvel, é fundamental que entre em contato com a Defesa Civil o quanto antes, através do telefone 199, ligação gratuita. Se a rachadura for muito grande, o morador deve deixar o imóvel e procurar abrigo em local seguro. O bem-estar e a vida vêm em primeiro lugar.
DESLIZAMENTO DE TERRA
Deslizamento de terra acontece, geralmente, quando o solo está encharcado. Caso você perceba fendas ou trincas na encosta, entre em contato com a Defesa Civil, através do 199, também deve acontecer o quanto antes. É importante, também, que o imóvel seja desocupado até uma avaliação dos técnicos da Defesa Civil.
Siga as orientações dos técnicos quando o morador for orientado e notificado pelo engenheiro da Defesa Civil a deixar o imóvel, ele deve seguir as suas orientações. Eles são treinados e capacitados para avaliar riscos. O objetivo é preservar a vida dos cidadãos, evitando acidentes e principalmente mortes.
OBSERVAÇÕES: Se você já mora em áreas de risco, durante as chuvas fortes deve deixar seu imóvel e buscar abrigo em outro local. Procure a Defesa Civil.
Por Vanessa Rodrigues
Discussion about this post