Com a proximidade do verão, que começa oficialmente no próximo dia 21, Salvador vive a expectativa para a chegada de turistas que devem aproveitar o clima e as praias da capital baiana. Além das belezas naturais e os tradicionais pontos turísticos, a cidade também deve ganhar novos equipamentos para fomentar o turismo e garantir outros pontos de lazer para a população local. É o caso da roda-gigante do Comércio e o Aquário Salvador, projetos antigos que ainda não saíram do papel.
Questionado pelo Bahia Notícias na manhã desta segunda-feira (19), o prefeito Bruno Reis deu novos detalhes sobre o andamento para a construção dos equipamentos e fez um apelo ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que deu parecer contrário à construção da roda-gigante em um primeiro momento.
“A roda gigante teve um primeiro parecer contrário do Iphan, a empresa responsável entrou com um recurso, a gente aguarda um posicionamento do Iphan. É importantíssimo esse equipamento para a cidade, estratégico, importante, a gente faz um apelo aos técnicos que viabilizem a implantação desse equipamento aqui, para que a gente não perca para Fortaleza. É lá no Porto, então distante aqui do frontispício, a área que tem prédios no entorno, então que já tiram a visibilidade de quem está no mar aqui no frontispício”, comentou o gestor municipal.
Pensando em explorar o turismo local, a nova roda-gigante de Salvador foi planejada para ser construída em dois lugares sendo definido o Comércio como ponto para a instalação. “É semelhante a de Londres e a Rio Star. Aqui em Salvador vai ser ali do lado do Polo de Economia Criativa, do lado do hub de tecnologia”, informou o prefeito de Salvador, Bruno Reis (UB) durante anúncio.
O brinquedo terá 84 metros de altura e de cima será possível ver a Cidade Alta, o Subúrbio e a Ilha de Itaparica. É o mesmo tamanho da que existe no Rio de Janeiro e em Foz do Iguaçu. “No Rio, ela está entre os cinco pontos mais visitados, mesmo com a cidade tendo outros pontos turísticos famosos”, explicou o prefeito.
No caso do ‘Aquário Salvador’, o prefeito informou que a prefeitura realizou uma reunião para tratar do assunto na semana passada e sinalizou que uma área da orla de Pituaçu será viabilizada para a construção do equipamento. A ideia é que a iniciativa privada atue para a construção e operação do aquário.
“O aquário Salvador nós tivemos uma reunião semana passada, mais uma vez sobre esse assunto. Estamos viabilizando uma área lá da região da orla de Pituaçu onde estamos requalificando aquele espaço e a ideia é que nessa área a gente possa desenvolver alguma parceria estratégica para que o privado possa construir, equipar e operar, um importante equipamento para ajudar também na economia da nossa cidade, agora a área já está praticamente viabilizada e vamos anunciar nos próximos dias qual a forma para desenvolvimento dessa estratégia”, disse.
Por Gabriel Lopes/BN