Mundo Feminina em 2027. A candidatura brasileira superou a europeia – formada por Holanda, Alemanha e Bélgica – por 119 votos a 78 durante o Congresso da Fifa, realizado em Bangkok, na Tailândia, nesta sexta-feira, 17.
Esta é a primeira vez que alguma edição da competição ocorre na América do Sul.
Por ser o anfitrião da competição, o Brasil já está naturalmente classificado. Os demais nove países da Conmebol vão disputar três vagas.
O Mundial será o segundo com 32 seleções participantes, repetindo o formato da Copa de 2023, vencida pela Espanha.
“Parabéns ao Brasil. Vamos agora organizar a melhor Copa do Mundo da história no Brasi”, declarou o presidente da Fifa, Gianni Infantino, ao anunciar a vitória brasileira.
O Brasil já havia superado seus concorrentes na avaliação técnica das duas candidaturas concorrentes. Conforme relatório publicado pela Fifa há dez dias, atribuiu nota 4 ao Brasil ( em uma escala de 1 a 5), contra 3,7 da proposta europeia.
Segundo indicou o GE, alguns fatores foram decisivos para o Brasil conseguir ser mais bem avaliado: estádios, hospedagem e locais oferecidos para a Fifa organizar o Fan Festival. Além disso, o endosso do governo brasileiro foi determinante. O presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, celebrou a vitória brasileira nas redes sociais.