Em reunião com dirigentes de todos os continentes nesse domingo (8), em Zurique (Suíça), a Fifa decidiu que a Copa do Mundo que conta atualmente com 32 países participantes, terá 48 seleções a partir da edição de 2026.
O acordo deste domingo foi informal, mas deverá ser oficializado na próxima terça-feira (10). Ainda não foi definido como será feita a divisão das 16 novas vagas entre as federações continentais. Uma possibilidade é que a América do Sul, que tem apenas dez seleções, fique com seis vagas na Copa e com chance de conquistar mais uma na repescagem.
O novo formato de disputa ainda não foi definido. O presidente da Fifa, Gianni Infantino prefere um formato que tem 16 equipes já pré-classificadas para o grupo de 32 equipes. Outros 32 países disputariam mais 16 vagas em uma espécie de torneio eliminatório. A partir daí, se manteria a fórmula da Copa do mundo atual. Outra possibilidade são 16 grupos de três times, com dois primeiros classificados por chave para o mata-mata, que ganharia mais uma fase.
Apesar do inchaço do torneio, que passará a ter 80 jogos em vez dos atuais 64, a ideia da Fifa é realizar a Copa com a mesma duração atual (32 dias). Se aprovado o formato de 16 grupos, uma seleção que chegar à final disputaria sete jogos, assim como no modelo de 32 times. Com informações do Uol.
Redação Galáticos Online
Discussion about this post