No ultimo dia 16, a vereadora de Candeias, Rita Loira (PR) protocolou um pedido em caráter de URGÊNCIA de uma campanha de prevenção e controle da dengue, implementando políticas públicas para evitar principalmente os criadores do mosquito Aedes Aegyptil, após a confirmação do Ministério Público da Saúde dos vírus Chikungunya e Zica vírus, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegyopti.
Segundo informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura, agentes de combates às endemias de Candeias segue com mutirão de combate ao Aedes Aegypti, principal vetor de doenças como dengue, febre chikungunya e zika. Nesta segunda-feira (14), a ação foi intensificada no distrito de Passé. As equipes de agentes estão de casa em casa orientando a população, tratando os reservatórios de água e realizando limpeza em possíveis ambientes vulneráveis, para isso conta com o apoio da Secretaria de Serviços Públicos.
Os agentes pedem o apoio e a colaboração da população para que facilitem o acesso dos profissionais das equipes que estão em campo, e que durante a pulverização conhecida popularmente como fumacê, os moradores fiquem fora da residência em quanto a pulverização esteja sendo realizada.
Iniciado no dia 2 de março, o mutirão segue até 7 de abril, passando por bairros da sede e distritos. Já foram visitados os bairros da Santa Clara, São Francisco, Urbis I e Malembá de Baixo. A preocupação da Secretaria de Saúde (Sesac), em intensificar as ações de combate ao foco do agente transmissor se dá também pela recente ligação do Zika Vírus com a microcefalia em crianças.
Segundo o boletim do Ministério da Saúde fechado 9 de março deste ano, já somam 745 casos suspeitos de microcefalia no Brasil. A microcefalia até então era uma condição rara, consistindo em um problema neurológico no qual o bebê nasce com o perímetro da cabeça igual ou menor que 32 centímetros. O perímetro esperado para recém-nascidos é de ao menos 34 centímetros.
Com a microcefalia as crianças passam a ter problemas de desenvolvimento. Apesar de existir tratamentos que atenuam os efeitos negativos melhorando a qualidade de vida, a doença ainda não tem cura, por isso o mais importante é a prevenção e o acompanhamento pré-natal.
Em caso de suspeita de quaisquer doenças causadas pelos vetores Aëdes Aegypti e Aëdes Albopictus, tais como dengue, febre chicungunya, zika vírus e suas complicações (síndrome de Guillain Barré), o paciente deve ser encaminhado o quanto antes à unidade de saúde do seu bairro ou distrito para notificação, diagnóstico e acompanhamento médico adequado.
Programação do Mutirão:
15/03: Dom Avelar
16/03: Menino Jesus
17/03: Sarandi
18/03: Nova Candeias
21/03: Malembá (Martins Bonfim I + Malembá I)
22/03: Santo Antonio
23/03: Nova Brasília / Pitanga
28/03: Areia
29/03: Madeira
30/03: Caboto
31/03: Passagem dos Teixeiras
1º/04: Vila Esperança (Pasto de Fora)
04/04: Posto Sanca
05/04: Boca da Mata
06/04: Malembá (Martins Bonfim II)
07/04: Centro e Triângulo
______________________
Por Ednailza Santos
Discussion about this post