Uma imensa fila se formou em frente à Secretaria Municipal de Emprego e Renda, na manhã desta quarta-feira (20), para o cadastro no Programa Jovem Aprendiz. A fila começou a ser formada por volta das 5h e até as 10h cerca de mil pessoas já marcavam presença. As pessoas que estão na fila reclamam que não conseguiram atendimento e da falta de informação. “A gente estava aqui desde ontem e pegar fila de novo. Isso é errado. O prefeito colocou no facebook que o atendimento até as 16h porque às 14h disse que não tinha mais ficha que não ia atender mais ninguém?”, questionou uma estudante em entrevista ao programa Fala Comigo.
De acordo com a Secretaria Municipal de Emprego e Renda, foram distribuídas 300 senhas para garantir o atendimento aos jovens e que o cadastro tem o objetivo de formar o banco de dados. “Não é pra ser empregado agora. A empresa tem algumas parcerias. É um curso de qualificação. O jovem vai entrar no banco de dados. Não adianta ficar com pressa, porque não é vaga de emprego. É um banco de informações para os jovens de Candeias que querem se encaixar e que está no perfil do Jovem Aprendiz. Eram 200 fichas e aumentamos para 300 para hoje porque humanamente não temos mais condições de atender mais de 300 pessoas”, explicou o diretor de Emprego e Renda, Devisson Salomão.
As inscrições para o programa podem ser feitas amanhã (21), na sede da Secretaria, das 8h às 16h, localizada na rua Dário Sales (antiga rua do Gaúchão). Os interessados devem levar original e cópia do RG, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho, reservista (sexo masculino), comprovante de residência e de escolaridade.
Jovens entre 14 e 24 anos que sejam estudantes a partir do 9º ano do ensino fundamental ou concluintes do ensino médio podem se candidatar para a oportunidade do primeiro emprego.
O Programa
O programa Jovem Aprendiz é um programa do governo federal criado a partir da Lei da Aprendizagem (Lei 10.097/00) com o objetivo de que as empresas desenvolvam programas de aprendizagem que visam a capacitação profissional de adolescentes e jovens em todo o país.
O programa é composto por curso de aprendizagem gratuito com duração de até dois anos. Durante este período o aprendiz receberá ensinamentos teórico (sala de aula) e prático (dentro da empresa contratante).
O jovem aprendiz recebe capacitação para aprimorar habilidades na área que atuará na empresa. Dessa forma, ele tem a chance de vivencia o dia-dia dentro da empresa e, ao mesmo tempo, aprender uma profissão. Com informações da Baiana.
Discussion about this post