O Juiz Federal da 12º Vara/SJBA, Ávio Moraes José Ferraz de Novaes prorrogou a intervenção no Hospital Municipal de Candeias Ouro Negro por mais 180 dias. O magistrado alega que, em reunião que sucedeu com a atual administração, verificou-se que não havia pleno conhecimento da rede de saúde existente, dos seus respectivos fluxos, organogramas e protocolos de atendimentos. Contudo, diante dos fatos narrados pelo interventor, o juiz achou necessária a prorrogação da intervenção, sob pena de gerar um caos absoluto na saúde pública municipal.
“Um exemplo claro da necessidade da manutenção da interventoria e do desconhecimento da Administração quanto à observância das normas técnicas que cercam o atendimento das urgências e emergências, colocando em risco a segurança hospitalar: “um paciente chegando em veiculo particular, com guia de atendimento do Pronto Atendimento sugestiva de infarto agudo do miocárdio, sem qualquer medicação ou estabilização do quadro do paciente”. Indicador, de que não há conhecimento de regras técnicas, sequer de atendimento de paciente. Não sabendo os órgãos de saúde de Candeias, quais as competências referentes a eles (SAMU, UPA, Hospital).” Ressaltou o magistrado.
O prefeito eleito Dr. Pitágoras que é formado em medicina na Universidade da Bolívia e a Secretária de Saúde, a primeira-dama Soraia Cabral já foram denunciados pelo Sindicato dos Médicos no Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia pelo total descaso na saúde do município em poucas semanas de gestão. Confira (aqui).
Discussion about this post