A Força-tarefa formada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o Ibametro, a Secretaria de Fazenda e o Ministério Público Estadual fiscalizou 49 postos de combustíveis esta semana em Salvador e região metropolitana, o que inclui Camaçari, Candeias, Lauro de Freitas e Simões Filho.
A ANP autuou um posto em Candeias, que também teve dois tanques de diesel interditados por comercializar produto fora das especificações. A agência fez outras sete autuações por motivos como problemas no termodensímetro (equipamento afixado na bomba de abastecimento de etanol e que indica se o produto está adequado para consumo), ausência de instrumentos de análise de combustíveis e painel de preços fora dos padrões. Também foram coletadas 40 amostras de combustível para análise em laboratório.
Bombas
O Ibametro fiscalizou 101 bicos de bombas abastecedoras, dos quais cinco foram interditados, sendo três por bomba baixa (que fornece volume inferior ao registrado). A Sefaz constatou que nenhum dos postos fiscalizados havia recolhido o Fundo Especial de Reaparelhamento da Polícia.
Este ano, na Bahia, foram realizadas 10 forças-tarefas pela ANP, Ibametro e Sefaz, o que resultou na fiscalização de 406 agentes de mercado. A ANP foi responsável por 17 interdições e pela emissão de 112 autos de infração. O Ibametro totalizou 87 interdições de bicos e 106 autuações.
Discussion about this post