Após uma longa reunião com representantes do transporte público do município, na manhã desta quinta-feira (25), finalizada às 14:30h, a câmara de vereadores de Candeias votou, em regime de urgência, em sessão plenária, dois projetos de lei, enviados pela prefeitura na manhã deste mesmo dia, que aumentam benefícios para os professores da rede municipal de ensino. Os vereadores decidiram votar as matérias para que fosse encerrada, o mais rápido possível, a greve que atrasou o inicio do ano letivo nas escolas municipais.
Os projetos de lei tratam da retirada da necessidade do curso de doutorado para adquirir bonificação; da alteração nos níveis de enquadramento, que a partir da modificação, passa a contemplar professores com certificados de estudos adicionais na área de educação ou licenciatura curta, que fazem parte do quadro efetivo do magistério com ingresso até 2002; e o regime de dedicação exclusiva.
Após abertura, a sessão foi suspensa para que as comissões de Justiça e redação e a comissão de economia analisassem os projetos, juntamente com representantes do sindicato. As 17:50h a sessão foi reiniciada com um parecer das comissões e os projetos foram aprovados, pelos vereadores, por 13 votos a favor e 4 ausências.
Esteve presente na sessão, que terminou às 19h, o Presidente da Câmara, Gil Soares; os vereadores Pastor Lima; Rosana de Bobó; Ivan do Prateado; Rafa de Beijoca; Marivalda da Silva; Fernando Calmon, Washington de Passé; Dr. Pitágoras; Rita Loira; João Cláudio; Roberto Melo e Professor Val.
O presidente da categoria, Juscelino Santos, garantiu que as aulas das escolas municipais começam na próxima segunda-feira (29).
Por Carla Teles
Discussion about this post