Quarta-feira de Cinzas é dia de Arrastão no circuito Barra/Ondina, para fechar o Carnaval de Salvador com chave de ouro, mas também é dia de o prefeito da capital baiana fazer o balanço final da Prefeitura sobre a festa momesca.
O prefeito Bruno Reis, inclusive, puxou a sardinha para o próprio lado e afirmou que a folia na capital baiana é a maior do Brasil, deixando para trás outras capitais como Recife, São Paulo e Rio de Janeiro.
“A gente se questionava se poderia voltar a ter festas de rua no mundo. Esse carnaval serviu primeiro para a gente celebrar a vida, celebrar em torno da volta dessa grande festa, graças a Deus. Nós estamos encerrando, assim, fechando com chave de ouro. Esse carnaval, ele foi muito especial por alguns aspectos, porque em determinados momentos as pessoas tinham um debate de qual era o melhor carnaval. Se era Salvador, Rio, se era São Paulo, se era Recife, se eram outras cidades. Este ano, ninguém teve mais nenhum tipo de especulação, porque efetivamente o nosso carnaval é o maior do mundo, o maior do planeta”, disse o prefeito, destacando a repercussão nacional que o Carnaval de Salvador teve.
“E se for evidenciar, nas ruas de Salvador, nas mídias, redes sociais. Salvador nesses 10 dias foi a cidade mais comentada, é impressionante quando você olha os jornais, a mídia impressa, sites…só se falava de Salvador e graças a Deus e graças a tudo que nós estamos construímos muito bem”, pontuou.
Bruno também comentou sobre o fortalecimento da folia no Centro da cidade, em especial no circuito Osmar, no Campo Grande. Para ele, o reposicionamento da folia no centro e a distribuição das atrações nos circuitos fez com que acabassem os questionamentos acerca do que seria o futuro do circuito.
“Também esse carnaval teve algo especial e foi o reposicionamento do carnaval do Centro, vou mostrar aqui os números e definitivamente também nós acabamos com as especulações de qual seria o futuro do circuito, qual seria o futuro do carnaval do Centro e demos, todos os dias e em especial como sempre foi, tradicionalmente no domingo, segunda e terça, então o fortalecimento absoluto desse circuito e ele mostrou na prática que fazendo um equilíbrio, a gente teve a capacidade de tornar esse circuito desejado pelas pessoas daqui, distribuindo pelos outros circuitos oficiais, pelos palcos, bares, a gente consegue prestar os serviços públicos de uma forma muito melhor, enfim, o folião consegue se divertir também não só com tranquilidade, de paz, mas com conforto, segurança, consegue se deslocar com facilidade maior”, afirmou o prefeito.
Por Nilson Marinho e Eduardo Dias