A seleção brasileira ainda não garantiu a classificação para a Copa do Mundo devido ao triunfo do Chile sobre a Venezuela por 3 a 1. Mesmo assim, o Brasil fez o dever de casa e venceu o Paraguai por 3 a 0 na noite desta terça-feira (29), na Arena Corinthians.
Com gols de Philippe Coutinho, Neymar e Marcelo, a seleção segue muito próxima de se classificar para a Copa do Mundo da Rússia, em 2018. Com o triunfo, a seleção continua na liderança, com 33 pontos, seguida pelo Uruguai, com 24.
Os próximos duelos da seleção brasileira pelas Eliminatórias da Copa do Mundo serão nos dias 31 de agosto e 4 de setembro, contra Equador e Colômbia, respectivamente.
Primeira etapa
O início do duelo foi favorável ao Brasil. A seleção canarinha manteve o controle da bola e tentava armar as jogadas enquanto o Paraguai se defendia e apostava nos contra-ataques.
O primeiro gol do duelo saiu aos 33 minutos, dos pés de Philippe Coutinho. O atleta recebeu um passe de calcanhar de Paulinho na meia-lua e chutou de esquerda sem chances para Antony Silva.
Após o gol, a partida voltou a ficar morna; enquanto o Brasil tentava voltar ao ataque pelas pontas, o Paraguai arrumava a sua defesa. Próximo ao fim do primeiro tempo, Derlis González foi lançado pela esquerda, mas estava em posição de impedimento.
Seleção vai para a frente
Aos seis minutos da segunda etapa, Neymar sofreu um pênalti duvidoso e teve a chance de ampliar o placar para o Brasil. O camisa 10 fez uma paradinha, mas o goleiro Antony Silva não foi enganado e defendeu. No rebote, Neymar tentou o chute, mas mandou para fora.
No entanto, Neymar se redimiu e marcou o segundo gol da seleção brasileira. Em uma jogada individual, ele levou a bola do meio de campo até a área adversária e chutou. A bola desviou no zagueiro paraguaio e deslocou totalmente o goleiro.
O astro do Barcelona ainda marcou mais um gol ao receber sozinho pela esquerda e mandar para o gol paraguaio, mas o bandeirinha acusou o impedimento após o lance e o árbitro peruano anulou o tento.
Já aos 40 minutos, Marcelo se redimiu após a falha do jogo contra o Uruguai, que deu à Celeste o primeiro gol do duelo. O lateral-esquerdo do Real Madrid recebeu de Paulinho na área e chutou de cobertura sobre Antony Silva.
FICHA TÉCNICA
Brasil 3 x 0 Paraguai
Eliminatórias da Copa do Mundo 2018 – 14ª rodada
Local: Arena Corinthians (SP)
Data: 28 de março de 2017
Horário: 21h45 (de Brasília)
Árbitro: Victor Hugo Carrillo (Peru)
Assistentes: Jonny Bossio e Coty Carrera (Peru)
Cartões amarelos: Bruno Valdez, Rodrigo Roja e Cecílio Domínguez (Paraguai)
Gols: Philippe Coutinho, Neymar e Marcelo (Brasil)
Brasil: Alisson; Fagner, Marquinhos (Thiago Silva), Miranda e Marcelo; Casemiro, Paulinho, Philippe Coutinho (Willian), Renato Augusto e Neymar; Roberto Firmino (Diego Souza). Técnico: Tite.
Paraguai: Antony Silva; Bruno Valdez, Paulo da Silva, Dario Verón e Junior Alonso; Cristian Riveros, Rodrigo Rojas, Hernán Pérez e Miguel Almirón (Óscar Romero); Cecílio Dominguez (Angel Romero) e Derlis González (Santander). Técnico: Francisco Arce.
Por Júlia Belas