A seleção brasileira enfrenta nesta quinta (27), às 21h30, o Paraguai na primeira partida das quartas de final da Copa América 2019. O confronto será na Arena do Grêmio, em Porto Alegre.
O time comandado pelo técnico Tite se classificou em primeiro lugar no grupo A, com uma vitória de 3 a 0 sobre a Bolívia, um empate sem gols com a Venezuela e uma goleada de 5 a 0 sobre o Peru.
Já o Paraguai, que jogou pelo grupo B, é a única equipe que foi às quartas de final sem vencer na competição. Classificcou-se, contudo, como um dos dois melhores terceiros colocados da primeira fase, com apenas dois empates (2 a 2 com o Catar e 1 a 1 com a Argentina) e uma derrota de 1 a 0 para a Colômbia.
Num retrospecto recente de duelos, os paraguaios não perdem há quatro jogos para o selecionado brasileiro. Nos últimos dois confrontos eliminatórios, os saíram vencedores, ambos em quartas de final: 2011, na Argentina, e 2015, no Chile.
Pelo lado brasileiro, a seleção canarinho perdeu apenas dois jogos para o vizinho da América do Sul em casa: um amistoso em 2002 e pela Copa América de 1949. Foram 38 jogos, com 26 vitórias e dez empates.
Com cinco títulos mundiais, os brasileiros buscam seu nono título sul-americano. O último deles foi em 2007. O Paraguai, por sua vez, não tem nenhum título mundial.
As outras partidas de quartas de final serão disputadas entre Argentina e Venezuela (sexta, 28), às 16h, no Rio de Janeiro), Colômbia e Chile (sexta, 28), às 20h, em São Paulo) e Uruguai e Peru (no sábado (29), 29, às 16h, em Salvador).
Com informações da Agência Brasil
Discussion about this post